
A requalificação do edifício-sede da União de Freguesia de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl foi inaugurada no dia 12 de julho. Uma obra orçada em 350 mil euros, com esforço repartido entre autarquia e União de Freguesias, que estava prevista ficar concluída no final de 2023, no máximo início de 2024, mas que problemas vários atiraram para julho de 2025. E mesmo assim, não foram ultrapassados todos os constrangimentos, uma vez que existe ainda a necessidade de substituir parte da cobertura do equipamento. Este problema terá ditado um embaraço protocolar.
Na placa que marca a inauguração da requalificação do edifício não consta o nome de Manuel Alberto Pereira, presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, embora este estivesse presente no evento, verificando-se a presença do nome de Bernardo Simões, enquanto presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, e Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.


As opiniões sobre a altura para inaugurar o equipamento, devido ao trabalho que ainda existe para concluir dividem-se. Questionado pelo azeméis.net sobre esta realidade, o executivo da União de Freguesia de Oliveira de Azeméis revela que “foi uma opção do atual executivo da Junta de Freguesia”. Recorde-se que Manuel Alberto Pereira decidiu não avançar para um terceiro mandato a União de Freguesias de Oliveira de Azeméis. Fátima Ferreira, membro do executivo, é a candidata socialista nas próximas eleições autárquicas.