Realizou-se este domingo, 13 de julho, em Rio de Moinhos, concelho de Borba, a 2.ª Corrida Memorial João Maltez. A iniciativa, organizada pelo Grupo Desportivo e Cultural local, reuniu mais de 250 participantes nas vertentes de corrida e caminhada.

O evento pretendeu homenagear João Maltez, jovem natural de Estremoz e atleta do clube promotor, falecido a 23 de fevereiro deste ano, com 17 anos, vítima de um acidente de viação.

A prova incluiu três percursos: uma caminhada, uma corrida de cinco quilómetros e uma corrida de oito quilómetros e meio. A caminhada foi a vertente com maior número de inscritos, envolvendo atletas federados, amadores, familiares, amigos e habitantes da freguesia.

Segundo Helena Caldeira, presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos, a iniciativa tem como objetivo manter viva a memória de João. «Fazemos questão de, enquanto pudermos, continuar a perpetuar esta caminhada e esta corrida, para ele ser sempre lembrado todos os anos», referiu.

Emanuel Ramalho, membro da organização e primo do jovem homenageado, destacou o envolvimento da comunidade. «Ter esta gente toda aqui connosco, homenageá-lo, tanta gente que gostava dele… é um sentimento de satisfação. É um momento de muita emoção», afirmou.

A Corrida Memorial João Maltez contou com a presença de vários colegas de equipa do jovem, bem como de participantes que, mesmo não o tendo conhecido, decidiram associar-se à homenagem.

A organização pretende dar continuidade à iniciativa nos próximos anos. Para Emanuel Ramalho, o objetivo passa por «ir aumentando aos poucos o número de participantes», garantindo que a memória de João Maltez continua a ser honrada.