Vivemos numa terra rica, com zonas florestais bem compostas e um rio corrente que já serviu de muito apoio à população, tendo ainda uma fauna e uma flora que não se veem nas vizinhanças. Apesar de estar rodeada de cidades em evolução e com indústrias, infelizmente só serve de dormitório para aqueles que fazem a sua vida fora da freguesia. De facto, é triste ver uma terra, que já foi habitada por homens e mulheres que nos deixaram monumentos belos, com história e arte, cair no esquecimento e, consequentemente, ficar com edifícios devolutos. Por sua vez, os macieirenses também caem no esquecimento... fazendo parte de uma população a diminuir com o passar dos anos devido à falta de condições de vida, de apoios, de confiança.
Na nossa vila existem os projetos que vão sendo feitos, mas poucas vezes acabam; projetos que vão sendo falados, mas nunca começam... Porque é que a segurança da N327 continua mínima, tendo em conta que está junto de zonas importantes, como são os casos da escola e das áreas habitacionais? Além disso, esta constatação sucede enquanto ainda estamos a tratar de problemas que já são falados desde o início do século.
Macieira de Sarnes pode parecer que parou no tempo, mas isso faz parte do seu charme inigualável. Não é porque o aspeto parou que nós temos de parar ou deixar andar. Visto que o tempo passa, os macieirenses têm de agir de forma rápida e responsável. Não podemos estar a espera que os desastres aconteçam. Não podemos estar à espera que Macieira definhe.
Precisamos de honestidade e competência para criar o bem-estar dos macieirenses. Não podemos pensar no desenvolvimento esquecendo bens necessários como a segurança, saúde e os relacionamentos sociais. Reconhece-se que tivemos melhorias no campo de futebol e que as equipas têm feito um ótimo progresso, mas temos de continuar! É preciso dar apoio, para diferentes oportunidades que necessitamos de criar às crianças e famílias, a fim de poderem conviver com gosto. De igual modo, temos de dar atenção aos nossos idosos, que sempre lutaram por Macieira de Sarnes, fazendo mais atividades e criando condições que os façam ficar cá em vez de se mudarem para terras vizinhas.


Eurica Alves, CDU

“É bom para a vida das pessoas e os macieirenses com um sorriso agradecem.”(António A.)