
O ex-ministro da Administração Interna e antigo candidato à liderança do PS, José Luís Carneiro, será novamente o cabeça de lista do partido pelo círculo eleitoral de Braga nas legislativas antecipadas.

A decisão foi tomada pela direção socialista, após a proposta inicial da Federação Distrital – que indicava a ex-eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais como número um – ter sido chumbada. Carneiro, que já liderou a lista do PS por Braga nas eleições de 2022, volta assim a ocupar essa posição.
A escolha gerou contestação dentro do partido. Segundo apurou a Lusa, Isabel Estrada Carvalhais manifestou descontentamento com a composição da lista, nomeadamente com a inclusão de Hernâni Loureiro, chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos, como número dois. A ex-eurodeputada teria preferido ocupar essa posição ao lado de José Luís Carneiro.
Agora, a nova da lista deixa de fora Isabel Estrada Carvalhais, antiga eurodeputada independente que chegou ao Parlamento Europeu eleita pelo Partido Socialista. Outra ausência notada é a da bracarense Palmira Maciel, deputada nas últimas legislaturas e que estava em segundo lugar na lista anterior aprovada pela comissão política concelhia do PS de Braga.
Lista do círculo eleitoral de Braga
- José Luís Carneiro
- Sandra Lopes (Famalicão)
- Pedro Sousa (Braga)
- Paulo Silva (Guimarães)
- Irene Costa (Vizela)
- Hernâni Loureiro (Barcelos)
- Gilberto Anjos (Póvoa de Lanhoso)
- Isabel Costa (JS/ Barcelos)
- Pompeu Martins (Fafe)
- Vânia Cruz (MS-ID/ Vieira do Minho)
- Nuno Barreto (Cabeceiras de Basto)
- Teresa Elsa Costa (Amares)
- Joana Madail (Celorico de Basto)
- José Arnaldo Vareiro (Esposende)
- Anabela Alves (Terras de Bouro)
- Inês Rodrigues (Braga)
- Óscar Miranda (Celorico de Basto)
- Diana Silva (Guimarães)
- Francisco Macedo (Amares)