A fiscalização rodoviária conheceu um reforço significativo ao longo de 2024. Segundo o Relatório Anual de Fiscalização Rodoviária, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), foram fiscalizados mais de 262 milhões de veículos, o que representa um aumento de 47,7% em relação ao ano anterior. O reforço da vigilância foi evidente a nível nacional, com impacto também nos distritos do Alentejo.

A grande maioria das fiscalizações foi realizada através de radares automáticos (mais de 259 milhões de veículos), com o sistema SINCRO da ANSR a assegurar 92,9% do total. A Guarda Nacional Republicana (GNR) aumentou a fiscalização em 97,8%, enquanto a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Municipal de Lisboa reduziram ligeiramente a sua ação fiscalizadora.

Apesar do aumento da fiscalização, o número total de infrações registadas em 2024 foi de 1,47 milhões, menos 10,1% do que no ano anterior. A taxa global de infração também diminuiu, passando de 0,79% em 2023 para 0,50% em 2024, o que representa uma descida de 36,3%.

O excesso de velocidade representou 60,5% das infrações, embora com uma redução de 5,9% face a 2023. Por outro lado, a ausência de seguro obrigatório aumentou 54,6% e a falta de inspeção periódica subiu 26,9%, sendo estas duas as únicas tipologias com crescimento relevante.

Em 2024, foram realizados 2,06 milhões de testes de álcool, menos 9,3% do que em 2023. A taxa de infração associada a álcool reduziu-se de 1,94% para 1,64%. Paralelamente, o número de detenções por condução sob influência de álcool caiu 30,1%, totalizando 15.580 casos. Ainda assim, este tipo de infração continua a representar 55,8% de todas as detenções registadas em contexto rodoviário.

Em dezembro de 2024, havia 757.286 condutores sancionados com perda de pontos na carta de condução. Desde 2016, 3.425 condutores viram o seu título de condução cassado. Só em 2024, foram registadas 438 cassações, uma ligeira redução face ao ano anterior.