
O Município de Borba e a Freguesia de Rio de Moinhos preparam os últimos detalhes para a edição de 2025 da Feira do Queijo, que decorrerá de 18 a 20 de abril, em Rio de Moinhos. Este certame, que se tornou um evento incontornável na região, celebra os sabores e tradições do concelho, com especial destaque para o queijo de ovelha e misto, produzido de forma artesanal pelas cerca de 15 queijarias familiares da freguesia.
Durante três dias, os visitantes terão oportunidade de explorar uma ampla mostra e venda de produtos regionais, assim como participar em experiências gastronómicas únicas. Além do queijo, estarão em destaque os vinhos do território da Serra d’Ossa, com um stand próprio da Cidade do Vinho 2025, onde decorrerão apresentações e degustações.
Animação e atividades ao ar livre
O programa inclui não só a gastronomia e provas de produtos regionais, mas também animação musical e atividades ao ar livre. Os amantes da natureza poderão aproveitar o Passeio Pedestre “Fantástica Serra d’Ossa”, que tem início e fim em S. Tiago de Rio de Moinhos, assim como a estação de apoio ao Centro de Cyclin da Serra d’Ossa, com bicicletas disponíveis para os visitantes utilizarem.
Os espetáculos musicais prometem atrair muitos visitantes, com atuações de Micaela (19 de abril), Cantadores (18 de abril) e o Arraial Académico com Mário Moita e os Seistetos no encerramento da Feira, a 20 de abril.
Cante, folclore e tradição borbense
Outro dos destaques será o Cante Alentejano, com dois momentos especiais: a atuação de três grupos de Cantadores e Cantadeiras na tarde de sexta-feira, e no sábado, a tradicional celebração borbense “Fazer as 11”, com os grupos Ferrenhas d’Ossa e Garridos.
A Feira contará ainda com folclore, animação de rua, dança jovem, espetáculos com DJs e diversas iniciativas culturais e recreativas, garantindo uma experiência completa para todos os que visitarem Rio de Moinhos nesta Páscoa.
Combinando tradição, cultura e lazer, a Feira do Queijo de Borba promete ser um evento memorável, onde os visitantes poderão vivenciar o melhor que a região tem para oferecer.