
A Feira do Chocalho 2025 foi oficialmente inaugurada esta sexta-feira, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, com um apelo à valorização e preservação do património imaterial associado à arte chocalheira, reconhecida pela UNESCO há precisamente dez anos.
Na abertura do certame, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, sublinhou que este é o ponto alto da edição deste ano. «O ponto alto, obviamente, que este ano são os dez anos do reconhecimento da UNESCO, desde que foi considerado Património Imaterial e Cultural da Humanidade», afirmou, considerando que esta celebração representa uma exaltação da identidade local.
O autarca destacou a importância do certame como espaço de promoção da arte chocalheira, alertando para o risco de desaparecimento desta tradição. «Isto é, acima de tudo, um grito de alerta. Porque esta arte, tal como outras que todos conhecemos, pode acabar de um momento para o outro. Temos aqui uma arte muito bonita, que nos pode levar a muitos lugares, mas está em risco de morrer», referiu.
A Feira do Chocalho, que decorre até domingo, integra um vasto programa que inclui concertos, exposições, atividades equestres, mostra agropecuária, artesanato e gastronomia. Para Luís Miguel Duarte, além da arte chocalheira, há outros atrativos que enriquecem o evento: «Temos sempre os espetáculos, que enriquecem muito a feira. Temos uma pequena mostra de Dali e de alguns animais também, mas é mais uma oferta que damos aos nossos munícipes».
No plano musical, o presidente da autarquia realçou os concertos de José Cid, Nena e Vizinhos como momentos de grande destaque. «Vamos ter já hoje o José Cid, amanhã a Nena e depois os Vizinhos, que estão bem no auge da música», observou, sem esquecer a importância das tasquinhas, enquanto ponto de encontro da comunidade: «As nossas tasquinhas estão sempre presentes. Considero-as sempre pontos altos, onde nos juntamos, conversamos e convivemos com os grupos. É sempre um bom complemento para as nossas férias».
Organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas e das associações locais, a Feira do Chocalho constitui, segundo o presidente, uma oportunidade para «olhar para as mais-valias que os territórios têm com olhos de ver» e reforçar a valorização de um património com forte ligação à identidade local.