
A Comissão Política Concelhia do PAN defende alternativas ao fogo de artifício tradicional e foguetes, substituindo-os por fogo de baixa intensidade sonora ou silenciosos, modelos mais ecológicos e com menos substâncias perigosas.
O PAN já tinha recomendado ao executivo municipal e agora volta a colocar o assunto na campanha eleitoral. Sandra Pimenta, porta-voz do partido e candidata à Câmara, diz que «todos os anos são dezenas de pedidos de ajuda que invadem as redes sociais de pessoas que dão nota de animais que fogem. A intensidade do fogo de artifício é desproporcional àquilo que possa ser considerado normal, quando assistimos a longos minutos e com forte impacto quer no bem-estar dos animais, quer das pessoas mais vulneráveis», aponta.
A candidata avança que o município deveria lançar campanhas de sensibilização, para informar as pessoas sobre os «impactos negativos» deste material. De uma forma geral, Sandra Pimenta diz que o município precisa de uma visão moderna para o concelho «onde o bem-estar e saúde de todas e todos são tidos em conta», ou seja, quer um concelho «progressista e com projetos inovadores e que possamos liderar pelos bons exemplos».