
O Museu Etnográfico Extremeño “González Santana”, em Olivença, recebe, pelo segundo ano consecutivo, duas exposições promovidas pelo Centro de Estudos CECHAP, no âmbito do projeto conjunto “Portas para um passado presente – OLIVENZA-VILA VIÇOSA – Puertas a un pasado presente”.
As inaugurações terão lugar no dia 5 de junho e incluem a mostra “Camões – Pilar de Identidade Cultural / Esteio de Identidade Cultural” e a exposição de esculturas “Germinação”, da autoria do artista Jorge Freire.
A primeira exposição, de carácter biblio e iconográfico, foi anteriormente apresentada na Galeria Aqui d’El Arte, em Vila Viçosa, em dezembro de 2024. A mostra centra-se na figura de Luís Vaz de Camões, explorando a sua visão humanista e capacidade de confrontar a condição mortal com a criação poética, refletindo a atualidade da sua obra. A iniciativa conta com a colaboração do CIEC e da Academia Portuguesa de Ex-Libris.
A segunda exposição apresenta esculturas de Jorge Freire, natural de Borba, com o objetivo de promover os artistas portugueses e valorizar a Zona dos Mármores do Alentejo.
As duas exposições poderão ser visitadas entre 5 e 29 de junho nas instalações do Museu Etnográfico de Olivença.