
A Expomor, que decorre em simultâneo com a Feira da Luz de Montemor-o-Novo, consolidou-se como a maior mostra de animais do país. O certame reúne cerca de mil exemplares de espécies pecuárias ligadas ao pastoreio extensivo e promove o maior leilão de bovinos da Península Ibérica.
Para Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR – Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo, este evento é o reflexo da força do concelho no setor agropecuário. «A Expomor é a maior e mais importante mostra de animais do país», afirmou.
O dirigente recorda que o território de Montemor-o-Novo tem sido fundamental para a afirmação da pecuária extensiva em Portugal. «Temos condições naturais e conhecimento acumulado para continuar a trilhar o caminho do desenvolvimento económico sustentável ligado ao nosso território rural, beneficiando de um ecossistema único: o montado», sublinhou.
A feira não é apenas um espaço de negócios, mas também de afirmação cultural e social. «Razões mais do que suficientes para chamarmos Montemor-o-Novo a capital nacional da pecuária extensiva», reforçou.
Com mais de 160 criadores presentes, a Expomor transformou-se numa plataforma de valorização dos produtos e da identidade local, desempenhando um papel essencial na ligação entre o campo e a cidade. «Todos nós temos de estar unidos na defesa do nosso território rural e a formar uma organização que faz a ponte entre o mundo rural e urbano», acrescentou o presidente da APORMOR.