
A Enatur – Empresa Nacional de Turismo está a ponderar reabrir a Pousada de Santa Luzia em Elvas, distrito de Portalegre, depois do encerramento do espaço ao público no início deste mês, foi hoje divulgado.
O jornal Expresso noticiou que a histórica pousada – um espaço fundado em 1942 e o primeiro da rede de Pousadas de Portugal – encerrou no início do mês, após 83 anos de portas abertas.
De acordo com o jornal, a pousada era dirigida desde 2013 como SL Hotel de Santa Luzia, tendo encerrado devido “à falta de trabalhadores” e ainda por “questões de saúde” do empresário arrendatário.
Questionada pela agência Lusa por correio eletrónico, a Enatur explicou que “pondera a solução a dar” para a preservação desse património, bem como “a reabertura do estabelecimento hoteleiro”.
A sociedade responsável pela concessão à iniciativa privada da Rede de Pousadas de Portugal referiu que a pousada encerrou ao público “por razões que o ex-arrendatário poderá explicar”, e adiantou que “retomou a posse plena das instalações, mantém as mesmas com presença de pessoal, bem como a respetiva manutenção”.
A cidade de Elvas é desde 2012 Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na sequência do reconhecimento da cidade-quartel fronteiriça de Elvas e das suas fortificações.
Este conjunto defensivo, considerado o maior do mundo em termos de fortificações abaluartadas, inclui o centro histórico da cidade, as muralhas construídas no século XVII, o Aqueduto da Amoreira e vários fortes, como os de Santa Luzia e da Graça.
A classificação também inclui outros elementos históricos e arquitetónicos da cidade, como o castelo, o Palácio dos Governadores, a sé e as igrejas de São Pedro e das Domínicas.