
O projeto “EcoX, Reciclagem de Gorduras Alimentares através Química Verde” é um dos finalistas dos Prémios Regiostars 2025, promovidos pela Comissão Europeia para premiar projetos financiados pelos fundos europeus, demonstradores de excelência e de novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional, revela em nota a CCDR Centro.
Este projeto da Empresa EcoX, especializada na produção de detergentes ecológicos a partir de óleos alimentares usados, contou com o financiamento do Programa Regional do Centro (Centro 2020) de cerca de 380 mil euros.
É um projeto único a nível mundial, que transforma óleos alimentares usados em detergentes ecológicos através de tecnologia patenteada e recurso a energia limpa. Com mais de 100 produtos desenvolvidos, já recuperou mais de 500 toneladas de óleo usado, envolvendo cidadãos, escolas e empresas locais num modelo de economia circular que educa, protege os recursos hídricos, reduz o desperdício e dinamiza as economias locais.
A EcoX destacou-se pelo seu modelo de economia circular, transformando resíduos num recurso sustentável, com impacto ambiental positivo e forte ligação ao território. O projeto nasceu de uma start-up alojada na Universidade de Coimbra e tem vindo a consolidar-se como uma referência nacional e internacional em inovação verde.
Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) sublinha que «É com orgulho que a CCDR Centro vê, uma vez mais, ser reconhecido a nível europeu um projeto da região Centro e desta vez numa área em que temos apostado fortemente, porque entendemos que o futuro tem de passar mesmo pela implementação de boas práticas de economia circular. O projeto da EcoX tem a particularidade de ter apostado na literacia ambiental da comunidade, aliada à criação de um novo modelo de negócio a partir da gestão de resíduos, o que lhe permite ser inspirador para muitas outras áreas de atividade».
“Ser finalista dos Regiostars é um enorme reconhecimento para a EcoX e para todos os que acreditam que é possível dar uma nova vida aos resíduos. Este projeto nasceu para transformar a forma como olhamos o consumo, o desperdício e a sustentabilidade”, afirma César Henriques, CEO e fundador da empresa.
Os vencedores dos prémios Regiostars 2025 serão anunciados durante uma cerimónia oficial, que se realiza no dia 15 de outubro, em Bruxelas.