
A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva lançou um concurso público para a construção do Bloco de Rega de Moura, com origem na barragem de Caliços. A empreitada, no valor base de 9,44 milhões de euros, foi recentemente publicada em Diário da República.
O contrato prevê a construção integral do novo bloco de rega, incluindo a instalação de uma estação de filtração e da rede de rega principal. Estão projetadas condutas em betão com uma extensão de 7.083 metros e em polietileno de alta densidade (PEAD) com 12.781 metros.
O novo bloco de rega, com uma área de 1.184 hectares, localiza-se no concelho de Moura, na União das Freguesias de Moura (Santo Agostinho e São João Baptista) e Santo Amador, desenvolvendo-se a norte e oeste da sede de concelho.
A origem da água será a barragem de Caliços, integrada no subsistema do Ardila, a partir da qual será feita a derivação para o novo bloco. A tomada de água será realizada através de infraestrutura já existente no encontro direito da barragem, que inclui câmara de válvulas e conduta em aço DN 1400 mm.
Para assegurar o correto funcionamento da rede, será construída uma estação de filtração com seis filtros de malha acionados hidraulicamente, com sistema de autolimpeza e sem necessidade de fornecimento elétrico. A estação ficará localizada a jusante da tomada de água, entre os 3.620 e os 3.763 metros da conduta principal, num terreno atualmente ocupado por olival.
O projeto inclui ainda a construção de um caminho de acesso à estação de filtração, com sistemas de drenagem, sinalização e equipamentos de segurança, e a integração da infraestrutura no sistema de automação e telegestão da EDIA.
A empreitada terá um prazo de execução de 480 dias e será financiada por fundos comunitários. O prazo para apresentação de propostas termina a 12 de setembro de 2025.