O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria informa ter procedido à detenção de três homens pelo crime de desobediência.

“A primeira situação reporta-se ao último sábado, após um desentendimento entre dois condutores, numa artéria da cidade da Marinha Grande”, revela hoje em nota a PSP.

Os condutores das viaturas envolvidas travaram-se de razões devido a uma situação de cariz rodoviário, resultando em agressões, o que levou a que a PSP da Marinha Grande fosse chamada ao local.

“Reposta a ordem e com as viaturas envolvidas em plena via pública, causando assim embaraço ao normal funcionamento da circulação rodoviária, foram os condutores, no momento em que se preparavam para abandonar aquele local, informados de que iriam ser submetidos ao teste de álcool para apurar se os mesmos tinham ou não condições para conduzir, uma vez que o comportamento destes levava a crer que pudessem estar sob a influência de álcool”, refere

Um dos condutores acusou taxa crime, 1,55 g/l de álcool no sangue, tendo sido impedido de conduzir e notificado do impedimento de o fazer nas 12 horas seguintes.

Relativamente ao segundo condutor, o “mesmo recusou-se a colaborar com a ação da polícia no local, não facultando qualquer documento relativo à sua identificação, nem relativo à viatura por si conduzida, bem como recusando-se ainda a efetuar qualquer teste de alcoolemia”.

Perante a comunicação de que “aquela atitude o faria incorrer na prática de um crime de desobediência e o comportamento reiterado por parte daquele homem de 57 anos de idade, o mesmo acabou por ser detido, conduzido à Esquadra da PSP local e notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Marinha Grande na última segunda-feira, tendo o julgamento sumário sido adiado para outra data”, realça ainda a polícia.

Já na quarta-feira, por volta das 09h30, a PSP da Marinha Grande foi chamada a um posto de abastecimento de combustível onde havia notícia de dois indivíduos a importunar clientes e funcionária daquele estabelecimento.

Imediatamente após a chegada dos polícias estes dois homens começaram a desafiar a autoridade dos mesmos, em tom provocatório e referindo serem da família de uma determinada comunidade bastante conhecida na vila da Nazaré e que, por tal, os polícias deveriam ter cuidado com eles. Perante a necessidade de identificar aqueles dois cidadãos, os mesmos negaram categoricamente qualquer colaboração, recusando veementemente facultar qualquer outro dado sobre a sua identificação.

“Informados da consequência daquele comportamento, os mesmos insistiram em desafiar a autoridade dos polícias, optando estes por pedir apoio para, com recurso ao uso da força estritamente necessária, algemar estes dois homens, de 29 e 30 anos de idade, após lhes ser dada voz de detenção, pela prática dos crimes de desobediência e resistência e coação sobre funcionário”, explica.

Na posse de um destes homens, após serem submetidos a revista minuciosa, estavam 2,2 gramas de haxixe e um canivete de pequenas dimensões, tendo resultado na apreensão daquele produto estupefaciente, estando o mesmo ainda indiciado pela prática reiterada de vários crimes, entre os quais furtos de viatura, dano, ameaça e coação, abuso de confiança, ofensas à integridade física, roubo e violência doméstica. ´

Em relação ao outro detido, o mesmo é acusado da prática de um crime de ofensas à integridade física e outro de abuso de confiança. Estes dois suspeitos foram, no mesmo dia, presentes ao Tribunal Judicial da Marinha Grande, onde foram notificados para comparência em julgamento em data futura.

A PSP da Marinha Grande, durante o mês de março, efetuou catorze detenções.