O tradicional Cortejo Histórico e Etnográfico de Serpa regressa às ruas no próximo dia 20 de abril, Domingo de Páscoa, para a sua 43.ª edição. Promovido pelo Município, o evento terá início às 16h00 e contará com 41 carros e mais de 700 participantes, numa celebração da identidade cultural do concelho.

O Cortejo irá representar o património, a etnografia, o Cante Alentejano, bem como os usos e costumes das gentes de Serpa. O percurso deste ano tem início no Parque de Máquinas (Rua da Abegoaria), passando por várias artérias da cidade e terminando na Rua dos Arcos, junto à Fonte Santa.

Para maior conforto dos espectadores, estarão disponíveis três bancadas com lugares sentados gratuitos: uma junto ao Cineteatro Municipal (cerca de 350 lugares), outra nas imediações do Mercado Municipal (aproximadamente 100 lugares) e uma terceira no Largo do Jardim, com capacidade para 750 pessoas.

Realizado desde 1979, o Cortejo é considerado o ponto alto das celebrações pascais e das Festas do Concelho, em honra de Nossa Senhora de Guadalupe.