
O Auditório do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, em Baião, acolheu no passado dia 20 de maio a fase intermunicipal do Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”, iniciativa da CIM do Tâmega e Sousa. Participaram cerca de 120 alunos de dez concelhos da região, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário.
Os alunos foram desafiados a reinventar histórias com base em obras literárias previamente selecionadas. Entre os vencedores destacaram-se Francisca Rodrigues, de Resende (1.º ciclo), Mafalda Oliveira, de Lousada (2.º ciclo), Gonçalo Canastra, de Paços de Ferreira (3.º ciclo) e Gonçalo Pacheco, também de Paços de Ferreira (ensino secundário).
O júri contou com a presença do escritor baionense António Mota, de Sandra Melo (Fundação Eça de Queiroz) e da escritora Carina Novo. A sessão incluiu atuações da Tuna do Agrupamento e do Conservatório de Música de Baião.
O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, elogiou o envolvimento dos participantes e destacou a importância da leitura como ferramenta de desenvolvimento pessoal e cultural. A vereadora da Educação e o diretor do Agrupamento também marcaram presença.
Fotografias: CM de Baião