
O preço das casas em junho desceu em Castelo Branco 3,1% face ao mesmo mês de 2024. No mesmo sentido, de descida, está também Viseu (-1,9%), Além de Aveiro, que manteve-se estável, restantes capitais de distrito tiveram o sentido contrário.
Os dados são do Idealista, que apresenta o seu Relatório anual de preços de venda. No documento é referido que Castelo Branco é das cidades mais económicas do país com o m2 a custar 880€. Nesta mesma categoria encontram-se Portalegre, Bragança, Vila Real, Santarém e Viseu. Do lado oposto está Lisboa, que continua a ser a cidade onde é mais caro comprar casa: 5.769€/m2.
A nível distrital, em Castelo Branco os preços mantiveram-se estáveis nesse período (0,1%). Este é o terceiro distrito mais económicos para adquirir habitação, depois de Guarda e Portalegre.
O Idealista explica que para a realização do seu índice de preços imobiliários são analisados os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado. Na análise inclui-se ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descarta-se todos os anúncios que se encontram na base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.