No próximo sábado, 19 de julho, o Complexo Arqueológico dos Perdigões, localizado em Reguengos de Monsaraz, convida o público a participar num Dia Aberto inteiramente dedicado à arqueologia e à descoberta de um dos mais importantes sítios pré-históricos da Europa. Com mais de cinco milénios de história, este é um convite a viajar ao passado profundo do Alentejo.

A iniciativa, de participação gratuita mediante inscrição prévia, tem início marcado para as 18h00, com ponto de encontro na Estação Rodoviária de Reguengos de Monsaraz. A partir daí, os participantes seguirão para uma visita guiada ao complexo, conduzida pelo arqueólogo António Valera, investigador responsável pelas escavações em curso no local.

A programação prossegue com uma palestra intitulada «Estética, Estilo e Informação: a decoração das cerâmicas nos Perdigões», também orientada por António Valera, que terá lugar na Torre Medieval do Esporão. Segue-se a inauguração da exposição “Perdigões: um Centro Cosmopolita da Pré-História Europeia”, que estará patente no mesmo local.

O final da jornada contempla um beberete na Torre do Esporão, promovendo um momento de convívio entre os participantes, antes do regresso a Reguengos de Monsaraz, previsto para as 21h00.

Programa completo:

  • 18h00 – Partida de Reguengos de Monsaraz (Estação Rodoviária)
  • 18h30 – Visita guiada ao Complexo Arqueológico dos Perdigões, por António Valera
  • 19h30 – Palestra “Estética, Estilo e Informação: a decoração das cerâmicas nos Perdigões” (Torre Medieval do Esporão)
  • 20h00 – Visita à exposição “Perdigões: um Centro Cosmopolita da Pré-História Europeia”
  • 20h30 – Beberete na Torre Medieval do Esporão
  • 21h00 – Regresso a Reguengos de Monsaraz