
A Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata reuniu na noite de ontem para apreciar e aprovar as escolhas dos candidatos do PSD à vereação e à Assembleia Municipal no âmbito da coligação Juntos Somos Coimbra, nas próximas eleições autárquicas de outubro de 2025, adianta em nota o PSD.
Por unanimidade, foi aprovada a indicação, e a ordem, dos seguintes nomes para integrar a lista de vereadores da coligação: Francisco Veiga, atual vice-presidente da Câmara de Coimbra; João Francisco Campos, atual presidente da União de Freguesias de Coimbra e presidente da Comissão Política Concelhia do PSD; Ana Maria Cortez Vaz, atual vereadora da Câmara Municipal de Coimbra e Henrique Milheiro, docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
A CentroTV apurou que Francisco Veiga voltar surgir em número dois da lista liderada por José Manuel Silva, tendo Ana Bastos (independente, indicada pelo Somos Coimbra) em terceiro e João Francisco Campos em 4.º lugar. No quinto lugar vai um elemento indicado pela Iniciativa Liberal e em sexto será para um representante do CDS-PP.

A surpresa na lista acabou por ser João Francisco Campos, atual presidente da União de Freguesias de Coimbra e da concelhia do PSD que surge em quarto lugar na lista à Câmara Municipal
Foi igualmente aprovada por unanimidade a lista de candidatos à Assembleia Municipal de Coimbra, liderada, como em 2021, pela eurodeputada Lídia Pereira, sendo o número dois da lista Ricardo Lopes, atual presidente do Conselho de Administração do iParque.
A designação de João Francisco Campos como candidato à vereação implicou, por sua vez, a indicação de Carlos Pinto, atual vice-presidente da União de Freguesias de Coimbra, como candidato do PSD à presidência desta freguesia.
A Comissão Política do PSD sublinha o “seu orgulho e gratidão pelo trabalho desempenhado por todos aqueles que, ao longo dos últimos quatro anos, integraram o executivo camarário e a Assembleia Municipal em representação do PSD. A todos, o nosso reconhecimento público pelo serviço prestado à cidade e ao concelho, com dedicação, competência e espírito de missão”.
“Acreditamos que este ciclo de governação foi determinante para mudar Coimbra. E acreditamos, com a mesma convicção, que os nomes agora propostos para a vereação e para a Assembleia Municipal representam a continuidade de um projeto sólido, com provas dadas, e com a ambição necessária para responder aos desafios do futuro”, realçam ainda os sociais-democratas.
Referindo a concluir que a cidade “conhece o nosso trabalho, conhece o nosso compromisso. E é com confiança, responsabilidade e união que o PSD se apresenta a estas eleições autárquicas, certo de que Juntos Somos Coimbra continuará a ser o melhor projeto para a cidade”.