
A Comissão Europeia reconheceu os «progressos notáveis» da Associação Évora 2027 na preparação para a Capital Europeia da Cultura, na sequência da publicação do Segundo Relatório de Monitorização, divulgado após reunião com o painel de peritos no passado dia 18 de junho.
O documento afirma que a gestão da iniciativa «está no caminho certo» e sublinha avanços significativos em áreas estratégicas como a consolidação da equipa, a definição do programa artístico e o estabelecimento de parcerias a nível nacional e internacional. Apesar do reconhecimento do atraso inicial na execução do projeto, o painel enaltece a capacidade de adaptação da estrutura organizativa, destacando a nomeação dos Diretores Executivo e Artístico e a operacionalização de mecanismos essenciais como a monitorização, concursos públicos e comunicação.
O relatório destaca também a relevância do legado da Capital Europeia da Cultura para além de 2027, salientando que este foi um dos fatores decisivos para a escolha de Évora. Nesse contexto, é dado especial relevo ao programa de infraestruturas, com enfoque na regeneração do património, sublinhando a importância do facto de Évora ser classificada como Património Mundial da UNESCO.
O painel considera ainda que a equipa da Évora_27 está preparada e empenhada na concretização dos objetivos traçados, assinalando um trabalho «consistente e focado». Esta avaliação é vista pela Associação Évora 2027 como um reforço da confiança no caminho percorrido, servindo também de motivação para prosseguir com um trabalho baseado na participação, transformação e impacto duradouro na cidade, na região e no país.
Évora foi designada Capital Europeia da Cultura a 7 de dezembro de 2022, sendo a primeira vez que Portugal recebe esta distinção por via de um concurso entre cidades candidatas. Sob o lema «VAGAR, uma outra arte de existência», o projeto propõe-se afirmar valores europeus como a paz, a democracia, a diversidade e a sustentabilidade ecológica, tendo como compromisso a valorização da cultura e identidade alentejanas até 2027 e além.