A vila de Chamusca prepara-se para receber a 3.ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas, que decorre de 28 a 30 de março, na freguesia de Vale de Cavalos. Este certame promete uma autêntica celebração gastronómica, reunindo gastronomia tradicional, petiscos, showcookings, animação musical, caminhada, workshops e exposições de produtores locais e agentes económicos.

Depois do enorme sucesso da edição anterior, onde foram consumidos mais de 1 500 litros de sopa e recebidos mais de 4 800 visitantes, o evento regressa com um cartaz ainda mais diversificado. Organizado pelo Município da Chamusca e pela Junta de Freguesia de Vale de Cavalos, este festival destaca-se pela sua missão de valorizar e divulgar a tradição das sopas ribatejanas.

Sabores autênticos do Ribatejo

Ao longo dos três dias do festival, os visitantes poderão provar mais de 15 variedades de sopas típicas, entre as quais:

  • Sopa de feijão verde com bacalhau à moda do campo;
  • Sopa rica de enchidos e carne;
  • Sopa da pedra;
  • Caldo verde;
  • Sopa de touro bravo;
  • Sopa de grão com massa;
  • Sopa de coentros, entre outras.

Para além das sopas, o festival conta também com uma oferta variada de petiscos tradicionais, como carne de alguidar, moelas, bifanas, carapaus fritos, ovos mexidos com farinheira e pica-pau.

Showcookings e animação musical

O evento trará ainda showcookings com a presença dos Chefs José Maria Lino (27 de março) e Luís Dias (30 de março), proporcionando momentos de aprendizagem e degustação.

A animação musical está garantida com os concertos de Quim dos Apitos (sexta-feira, 28 de março) e Miguel Azevedo (sábado, 29 de março). No domingo, dia 30, a tarde será dedicada ao fado com o espetáculo “Tradição Fadista”, contando com os fadistas Rui Tanoeiro, Sofia Ferreira, Manuel João Ferreira e Diogo Ferreira, acompanhados por um grupo de exímios músicos.

Para quem gosta de folclore e música tradicional, o festival contará com a atuação do Grupo Etnográfico Paúl de Trava (sábado) e dos Colegas da Tasca (domingo), enriquecendo a programação cultural do evento.

Uma homenagem à sopa

Considerada um dos pratos mais antigos do mundo, a sopa é rainha nesta festa gastronómica. Este evento não só celebra os seus sabores e tradições, como também promove a adoção de uma alimentação saudável, dada a riqueza nutricional das sopas.

A 3.ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas convida todos a embarcar numa viagem de sabores e histórias do Ribatejo.

A entrada é livre e o evento decorre no Largo de Nossa Senhora dos Remédios, em Vale de Cavalos. O programa completo pode ser consultado em www.cm-chamusca.pt.