
O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso, com uma dotação de cinco milhões de euros, para financiar projetos empresariais que contemplem a aplicação de resultados de Investigação e Desenvolvimento () ou que detenham uma forte componente de valorização do conhecimento, incluindo áreas intensivas em tecnologia e criatividade, refere hoje em nota a CCDR Centro.
O concurso “Empreendedorismo Qualificado Associado ao Conhecimento” tem por finalidade “apoiar as micro e as pequenas empresas em fase de arranque, reconhecidas como empresas inovadoras. Empresas com uma idade máxima até três anos, que realizem regularmente atividades de investigação e desenvolvimento e demonstrem vir a desenvolver produtos, serviços ou processos novos ou substancialmente melhorados em comparação com a situação no seu setor”.
Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), explica que “o que se pretende é alargar as oportunidades de financiamento às empresas, em particular empresas de base tecnológica ligadas a centros de produção de conhecimento, como as universidades e os institutos politécnicos, contribuindo para apoiar o seu crescimento, a criação e valor e a atração e fixação de recursos humanos qualificados na região”.
Este concurso vem “complementar os vários instrumentos de apoio do Centro 2030 dirigidos ao reforço das capacidades de investigação e inovação e de adoção de tecnologias avançadas que contribuam para a transformação estrutural da economia regional, aumentado a sua competitividade nacional e internacional”.