
A Coligação Democrática Unitária (CDU) anunciou oficialmente Nuno Monteiro como o primeiro candidato à Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos nas eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro de 2025.
Natural da Glória do Ribatejo, Nuno Filipe Modesto Nunes Monteiro tem 44 anos e é contabilista de profissão. Licenciado em Gestão de Empresas pela Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, frequentou também o curso de Técnico de Contabilidade na Escola Profissional de Salvaterra de Magos.
Com um percurso político e associativo sólido, é militante do Partido Comunista Português e desempenhou funções na Comissão Concelhia de Salvaterra de Magos e na Direção da Organização Regional de Santarém do PCP. No âmbito autárquico, foi eleito para a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho em 2013 e 2017, sempre como cabeça de lista da CDU.
Ao longo dos anos, destacou-se como dinamizador e dirigente de várias associações locais. Fundou e integrou a Associação Febre Amarela e a Associação de Teatro Paulo Claro – Rapazes d’Aldeia, promovendo a cultura e o envolvimento juvenil na freguesia. Participou também nos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos e do Centro de Bem-Estar Social de Glória do Ribatejo, sempre com espírito de serviço à comunidade. Foi ainda dirigente do Sport Clube Desportos de Glória do Ribatejo, assumindo funções nas direções e na presidência da mesa da assembleia geral do clube.
A CDU destaca a “vasta experiência adquirida ao longo de muitos anos de ligação ao Associativismo e ao Poder Local Democrático”, considerando que Nuno Monteiro é uma escolha que garante “mais e melhor fiscalização da ação do executivo municipal”. A candidatura visa reforçar o papel da Assembleia Municipal como órgão de deliberação e escrutínio político em defesa dos interesses da população do concelho.