
O município de Castelo de Paiva promove, entre os dias 14 e 18 de julho, a 4.ª edição da Bienal da Cultura, uma iniciativa de acesso gratuito que decorre sob o tema “Sou uma mulher fenomenal”. O evento integra várias expressões artísticas como poesia, arte urbana, dança, música e teatro, dirigindo-se a toda a comunidade.
A Bienal da Cultura tem início no dia 14 de julho, segunda-feira, com a pintura de um mural dedicado às mulheres de Castelo de Paiva pela ilustradora Bárbara R. No mesmo dia, às 18h00, decorre a performance “Living Statues”, com Carlos Pereira. Às 19h00, será lançado o livro e inaugurada a exposição de serigrafia “Houve um tempo em que o tempo ainda não existia”, baseada na obra A Bíblia de Agustina Bessa-Luís, seguindo-se uma palestra/entrevista com Miguel Esteves Cardoso. O dia termina às 22h00 com o Baile dos Candeeiros, no Largo do Conde.
O programa de 15 de julho inclui, às 11h00, o espetáculo infantil “Izindaba – O Monstro Peludo”, com narração e canto de Estefânia Surreira e música ao vivo de Filipe Miranda. À noite, a partir das 21h00, realiza-se uma entrevista com Luísa Sobral, seguida, às 22h00, do espetáculo de stand-up comedy “Não estavas capaz… não vinhas”, com Ana Arrebentinha.
No dia 16 de julho, o destaque vai para um workshop de serigrafia durante a manhã e, ao final da tarde, a sessão “Conversas no Feminino”. Às 21h00 decorre uma entrevista com Filipa Leal e, às 22h00, uma conversa-concerto com Mafalda Veiga.
A programação de 17 de julho inclui novamente a iniciativa “Conversas no Feminino” ao final da tarde, seguida, às 21h00, por uma entrevista com Luís Osório. Às 22h00, realiza-se o recital “Os Poetas de Amália”, com André Gago (voz), Pedro Dias (guitarra portuguesa) e João Penedo (viola e contrabaixo).
O último dia da bienal, 18 de julho, encerra com uma palestra às 18h30 com a apresentadora Fátima Lopes, e culmina com o concerto “Amália Hoje”.
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva e decorre em vários espaços do concelho.
