
A Câmara Municipal de Baião adquiriu um terreno com cerca de 24.000 m², no Monte de Tuaraz, Freguesia do Gove, para a construção de um ponto de água destinado ao apoio de meios aéreos e terrestres no combate a incêndios rurais. A infraestrutura também será utilizada para regar a área adquirida.
A construção do ponto de água está prevista no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2021-2030 e no Plano Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa, atualmente em fase de aprovação. A estrutura terá 8 metros de comprimento, 8 metros de largura e 3 metros de profundidade, com uma capacidade total de 192 m³ de água, cumprindo as especificações do Despacho n.º 5711/2014, de 30 de abril.
O concelho de Baião conta já com oito pontos de água estratégicos, integrados no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, para abastecimento de meios aéreos de asa rotativa. Estas infraestruturas contribuem para maior rapidez na resposta a incêndios rurais.
Além da construção do ponto de água, estão previstos dois projetos-piloto no terreno adquirido. Um visa a introdução da Giesta-piorneira (Genista florida L.), espécie utilizada na cestaria artesanal de Frende, atualmente recolhida na Serra do Montemuro. O outro projeto insere-se no âmbito da silvopastorícia, promovendo uma abordagem experimental na gestão da vegetação e criação de mosaicos de gestão de combustíveis.
Fotografia: CM de Baião