Foi lançado em Diário da República, a 31 de março, o concurso público para a construção da futura Unidade de Saúde de Barrô, no concelho de Águeda. O investimento, com um preço-base de 744.330 euros (acrescido de IVA), será financiado em 600 mil euros ao abrigo do programa “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A obra terá um prazo de execução de 330 dias.

A nova unidade representa o culminar do plano de modernização das infraestruturas de saúde levado a cabo pelo Município de Águeda e será a única a beneficiar de fundos do PRR.

A construção será feita no espaço da antiga escola primária de Barrô, cuja fachada será preservada, numa valorização do património local. O edifício será ampliado, passando a integrar uma área útil adaptada às exigências da prestação de cuidados de saúde modernos. No total, a intervenção cobre um terreno de 1.743,24 m², mantendo-se 180,7 m² da área existente e sendo construídos de raiz mais 365,7 m². Estão ainda previstos estacionamento exterior, jardim e um espaço público envolvente.

A unidade contará com entrada, receção e área administrativa, sala de espera, sanitários e fraldário, uma sala de tratamentos e pequenos procedimentos, dois consultórios médicos, dois gabinetes de enfermagem, gabinete para internos, sala polivalente, espaços de apoio (incluindo zona de roupa limpa e arrecadação), além das zonas técnicas (depósito de resíduos e central de oxigénio).

Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, destaca o alcance estratégico do projeto:
“Até aqui, temos estado na frente dos investimentos municipais na área da saúde; estamos a dar a volta ao concelho e esta será a última unidade a construir”, afirmou.
Para o autarca, esta “é uma infraestrutura essencial que vai permitir melhorar a capacidade de resposta, a dignidade e a eficiência na prestação de cuidados de saúde à população”.

Sublinhando a importância da qualidade dos edifícios como fator determinante na atratividade de profissionais de saúde, Jorge Almeida considera que “Águeda continua a dar um exemplo na preocupação de dotar as unidades de saúde de boas condições, assegurando infraestruturas modernas e adequadas às necessidades da população e contribuindo para a excelência dos serviços prestados”.

A reabilitação do edifício será feita com materiais compatíveis com a arquitetura original, garantindo uma integração harmoniosa entre o passado e as exigências do presente.