
O funcionário da Câmara de Alandroal José Carlos Melrinho lidera a candidatura da CDU a este município do distrito de Évora, de maioria PS, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, revelou hoje o próprio.
José Carlos Melrinho realçou à agência Lusa que se candidata para mudar o rumo do concelho, estabelecendo como prioridades a conclusão das obras da biblioteca municipal e da creche, que alegou estarem “ao abandono”.
“A rede viária está muito degradada e pensamos também em recuperar algumas vias”, adiantou.
O candidato ressalvou que a câmara, “embora tenha saído agora do FAM [Fundo de Apoio Municipal], continua com uma dívida de 12 milhões de euros”, pelo que “as dificuldades continuam” e só será possível fazer o que estiver ao alcance do município.
Natural e residente na freguesia de Santiago Maior, no concelho de Alandroal, José Carlos Rodrigues Melrinho Estêvão, de 57 anos, é funcionário da autarquia desde 1990, sendo atualmente coordenador técnico na área da rede viária.
É militante do PCP, delegado sindical do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) no distrito de Évora e dirigente da associação cultural e recreativa Desenhar Soluções, com sede em Alandroal.
Em vários mandatos anteriores, o agora candidato à câmara fez parte da Assembleia de Freguesia de Santiago Maior, sempre eleito pela CDU.
Nas declarações à Lusa, José Carlos Melrinho criticou a gestão PS por considerar que fez “algumas obras que não eram urgentes”, enquanto outras mais necessárias, como resolver a falta de pressão nas torneiras em algumas zonas do concelho, não avançaram.
“A falta de médicos, que não é competência da câmara, mas a câmara devia ter feito mais pressão junto do Governo para que se fixassem mais médicos no concelho”, assinalou.
Segundo o candidato, o programa da CDU em Alandroal apresenta como eixos investimento e desenvolvimento sustentável, educação e cultura, redução das desigualdades, melhoria da qualidade de vida, diminuição de impostos municipais e gestão de proximidade.
Além de José Carlos Melrinho, candidatam-se à Câmara de Alandroal o atual presidente, João Grilo, pelo PS, Tomé Laranjinho, pelo Nós, Cidadãos!, Domingos Matuto, pelo PSD/CDS-PP, e João Maria Costa, pelo Chega.
Nestas autárquicas, João Grilo recandidata-se para tentar ser eleito para um quarto mandato, o terceiro consecutivo.
O atual executivo municipal é constituído por quatro eleitos do PS e um do Nós, Cidadãos!.
As eleições autárquicas estão marcadas para dia 12 de outubro.