Pelo menos quatro presidentes de câmaras municipais do Alentejo, atualmente no limite legal de mandatos, vão recandidatar-se nas eleições autárquicas de outubro, mas em concelhos vizinhos, de acordo com informação avançada pela Agência Lusa.

No distrito de Évora, o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU), vai ser cabeça de lista à Câmara de Montemor-o-Novo. Pinto de Sá cumpriu o máximo de três mandatos consecutivos em Évora, tendo já presidido ao município de Montemor-o-Novo entre 1993 e 2013. Em Montemor, enfrentará o atual presidente, Olímpio Galvão (PS), que se recandidata a um segundo mandato, após ter retirado à CDU o controlo da autarquia em 2021.

No litoral alentejano, Vítor Proença (CDU), impedido por lei de continuar na presidência da Câmara de Alcácer do Sal, será o candidato à Câmara Municipal de Santiago do Cacém, onde já exerceu funções entre 2001 e 2013. Em sentido inverso, Álvaro Beijinha (CDU), atual presidente de Santiago do Cacém e também no final de ciclo, vai candidatar-se ao município vizinho de Sines, liderado por Nuno Mascarenhas (PS), que também está impedido de se recandidatar.

Ainda no Baixo Alentejo, João Português (CDU), que termina o terceiro mandato consecutivo como presidente da Câmara de Cuba, será candidato à Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo. Este município é atualmente presidido por Luís Pita Ameixa (PS), que também se recandidata, podendo cumprir um último mandato. Ameixa liderou a autarquia entre 1994 e 2005, regressando em 2017 e sendo reeleito em 2021.

As eleições autárquicas estão agendadas para 12 de outubro. As listas candidatas deverão ser entregues até 18 de agosto.