A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso juntou cerca de 400 utentes da Rede dos Centros de Convívio e da Universidade Sénior para participarem no Arraial Minhoto Sénior, que decorreu no Parque do Pontido.

Vindos/as dos 15 Centros de Convívio do concelho e com a colaboração de Juntas e Uniões de Freguesias, foi proporcionada a todos/os presentes um almoço e uma tarde de animação e convívio.

 

Para marcar esta época em que se festejam os Santos Populares um pouco por todos os pontos do país, a sardinha assada foi o prato principal.

A animar a festa esteve o Grupo Musical Zecadegas convidando todos/as a um pezinho de dança, que foi intercalando com momentos de interação saudável e bem-disposta.

O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, a Vereadora Fátima Moreira e o Vereador Paulo Gago estiveram presentes neste almoço e aproveitaram a informalidade para conversar e confraternizar com os/as seniores.

Esta iniciativa decorreu nos moldes das que já se realizaram no ano passado e anteriores, sendo das atividades mais participadas pelos/as utentes dos Centros de Convívio.

Por se caracterizar pela animação e alegria garantidas esta iniciativa é uma aposta ganha, o que se pode aferir pelo grande número de pessoas presentes.

Além de serem atividades que pretendem assegurar a continuidade das tradições, o objetivo é também contribuir para a promoção de um envelhecimento saudável da população sénior, garantindo um acompanhamento mais próximo para combater ou retardar a institucionalização e a solidão. Paralelamente são desenvolvidas ações para incentivar e potenciar a inclusão social e fomentar as relações interpessoais e intergeracionais.

Relembre-se que os Centros de Convívio são uma resposta social municipal, dinamizada em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia. Nesta altura são já 15 os Centros de Convívio existentes e prevê-se a abertura de outro, na freguesia de Taíde, a breve trecho.