
A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), lançou uma rede «solidária» de apoio entre freguesias, em «contexto de crise», como os incêndios.
Designada de “Rede Solidária de Autarcas”, esta iniciativa é «facilitada através de um formulário que põe em contacto direto as várias freguesias: as que têm meios para disponibilizar e as freguesias que necessitam desse apoio», segundo a ANAFRE em comunicado.
Contactado pel’ODigital, o presidente da associação, Jorge Veloso, destacou que «resolvemos criar esta rede solidária entre freguesias para que, nesta questão dos incêndios, se consiga reunir tudo aquilo que diz respeito às freguesias».
Esclareceu que «o que queremos saber é o modo como estão equipadas, o modo de funcionamento, se estão ou não incorporadas no programa ‘Aldeia Segura Pessoas Seguras’, se fazem parte ou não das unidades locais de Proteção Civil, se estão apetrechadas a nível de equipamentos».
Tudo isto, de modo que «se possa articular entre as freguesias a questão da falta de meios», porque «o que aconteceu agora no terreno é que havia uma brutal falta de meios».
Desta forma, o presidente reconheceu que será «importante reforçar a colaboração e solidariedade entre as freguesias em momentos de crise, recordando que os autarcas de Freguesia são sempre a primeira resposta às Comunidades que servem».
Assim, esta rede vai partir da associação, coordenando «a informação fornecida» e facilitando «a comunicação entre freguesias com base na proximidade geográfica e na similitude entre procura e oferta», permitindo depois que os autarcas articulem entre si.
«Quando flagram um incêndio de grandes proporções, saber se essa freguesia, ou as freguesias que são atingidas, estão ou não equipadas. Se houver outras ao lado, com equipamentos que possam ser úteis, termos essa informação para que possa agir rapidamente, tentando minimizar os estragos», acrescentou.