
A edição de 2025 dos Prémios “Boa Cama Boa Mesa”, promovida pelo jornal Expresso, distinguiu várias unidades de alojamento, restaurantes e um projeto de sustentabilidade das regiões do Alentejo e Ribatejo, reconhecendo a autenticidade e a diversidade da sua oferta turística.
No setor da restauração, o restaurante ÒBalcão, localizado em Santarém e liderado pelo chef Rodrigo Castelo, recebeu o Garfo de Ouro. No Alentejo, o restaurante da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, foi distinguido com o Garfo de Prata, pelo seu trabalho enraizado na tradição gastronómica da região.
Quanto ao alojamento, a Herdade da Malhadinha Nova (Beja) e o São Lourenço do Barrocal (Reguengos de Monsaraz) receberam as Chaves de Platina, as mais altas distinções atribuídas pelo guia. As Chaves de Ouro foram entregues à Quinta da Comporta e ao Sublime Comporta, em Grândola, e ao Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte. Já a Chave de Prata foi atribuída à Herdade do Sobroso, na Vidigueira, e ao L’and Vineyards, em Montemor-o-Novo.
Na categoria de Sustentabilidade – Cama, foi distinguido o Craveiral Farmhouse, em Odemira, reconhecido como exemplo de turismo regenerativo.
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, sublinhou que este reconhecimento «é um testemunho do trabalho árduo e da dedicação dos nossos profissionais do turismo». Acrescentou ainda que «a excelência dos nossos hotéis e restaurantes, aliada ao compromisso com práticas sustentáveis, posiciona o Alentejo e o Ribatejo como destinos de referência».
Os Prémios “Boa Cama Boa Mesa” são atribuídos anualmente pelo jornal Expresso, desde há mais de duas décadas, com o objetivo de distinguir a excelência no turismo nacional.