
A localidade de Hortinhas, no concelho de Alandroal, volta a acolher o Festival Dionísio Bandalhinho, que este ano assinala a sua 16.ª edição. P
romovido pela Associação Sócio-Cultural e Recreativa de Hortinhas, o evento decorre nos dias 15, 16 e 17 de agosto, com um programa centrado na valorização da música tradicional, poesia, gastronomia, artesanato e produtos regionais.
A abertura está marcada para o dia 15 de agosto, com dois torneios populares: malha, às 9h00, e sueca, às 15h00, ambos com prémios até ao 5.º lugar.
No sábado, dia 16, as atividades têm início às 17h00 com a receção aos convidados, seguida do desfile dos ranchos e grupos participantes pela Rua 25 de Abril até ao largo da juventude. A entrega de lembranças decorre às 19h15, antecedendo o espetáculo cultural da noite, que arranca às 21h30 com atuações de diversos grupos: Grupo de Cantares Populares de Bustelo de Águeda, Grupo de Modas e Cantigas, Grupo de Concertinas do Museu Regional da Vila de Cucujães, Grupo Trigueirão no Relheiro, Rancho União Cultural e Folclórico da Bobadela e Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca.
O último dia do festival, domingo, 17 de agosto, inicia-se com um passeio fotográfico pelas Terras de Endovélico, às 8h00. A troca de fotos da Imaginário está marcada para as 13h00, seguindo-se o almoço convívio dos participantes. Às 18h00, o palco recebe o espetáculo de encerramento com atuações da Escola de Música e Instrumentos Tradicionais de Hortinhas, Grupo de Cavaquinhos da Freiria de Torres Vedras, TUTPÉR – Tuna de Redondo.