
Abril já vai a meio e traz consigo a promessa de um tempo instável — um verdadeiro clássico da meteorologia portuguesa nesta altura do ano. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o resto do mês será marcado por uma alternância entre dias de chuva e de sol, com temperaturas, em média, abaixo do habitual para esta época.
A partir da próxima segunda-feira, 14 de abril, está prevista uma “precipitação total semanal com valores acima do normal” e temperaturas mais baixas, com uma anomalia negativa que pode chegar aos -3°C, abrangendo todo o território continental. O IPMA destaca uma probabilidade de 40% a 80% de que a temperatura média semanal fique aquém do valor normal.
Na semana da Páscoa (14 a 20 de abril), espera-se que o Norte e o Centro do país acumulem mais precipitação — entre 1 e 60mm. A instabilidade atmosférica deve manter-se, embora com menor previsibilidade, na semana seguinte (21 a 27 de abril). As previsões apontam para uma ligeira subida das temperaturas, sobretudo nas regiões do litoral, embora sem sinais claros em relação à precipitação.
Para a última semana de abril (28 de abril a 4 de maio), o cenário inverte-se: menos chuva e temperaturas acima do normal, com uma probabilidade de 50% a 70% de um clima mais ameno em todo o território nacional.
A primavera, como já é hábito, mostra-se caprichosa — ora molha, ora aquece. O melhor é estar preparado para tudo: guarda-chuva numa mão e óculos de sol na outra.