Se gosta do mundo das duas rodas certamente que poderá ter ouvido o termo «rev matching», ou algo sobre como fazer corresponder as rotações do motor à velocidade da roda, mas antes de mais importante referir que o «rev matching» é uma técnica utilizada pelos motociclistas para sincronizar a velocidade do motor com a rotação da roda traseira durante um momento muito importante: a redução de marcha. O objetivo é suavizar a transição entre as mudanças de marcha, evitando solavancos ou travagens bruscas.
Quando um motociclista reduz uma marcha sem ajustar a rotação do motor, pode ocorrer um choque mecânico, pois o motor, subitamente, tem de aumentar a sua velocidade para corresponder à nova marcha. O rev matching elimina esse problema ao elevar temporariamente as rotações do motor antes de engatar a marcha mais baixa.
Como funciona o motor e por que razão o rev matching é importante?
O motor de uma moto funciona convertendo a explosão de combustível em movimento mecânico. A cada marcha, o motor trabalha em conjunto com a caixa de velocidades para transferir a potência para a roda traseira. Quando se reduz uma marcha, o motor precisa de acelerar para corresponder à menor relação de transmissão.
Sem rev matching, a redução brusca pode causar uma desaceleração repentina da roda traseira, resultando em desgaste excessivo da embraiagem e dos componentes do motor. Isso também pode comprometer a estabilidade da moto, especialmente em curvas ou superfícies escorregadias.
Vantagens do rev matching
- Reduz o desgaste da embraiagem: Ao sincronizar as rotações do motor com a nova marcha, diminui-se o atrito na embraiagem, prolongando a sua vida útil.
- Melhora a estabilidade: A transição suave entre as mudanças evita solavancos que podem destabilizar a moto.
- Condução mais suave: A técnica proporciona uma experiência de condução mais fluida e confortável, especialmente em travagens bruscas ou em condução desportiva.
- Protege o motor: Minimiza o choque mecânico nos componentes internos do motor, preservando a sua integridade.
Como fazer o rev matching?
- Desacelera: Começa por desacelerar suavemente antes de reduzir a marcha.
- Desembraia: Puxa a embraiagem para desconectar o motor da transmissão.
- Aumenta as Rotações: Com a embraiagem ainda puxada, dá um pequeno toque no acelerador para elevar as rotações do motor ao nível adequado para a próxima marcha.
- Engata a Marcha Inferior: Reduz a marcha suavemente enquanto mantém as rotações elevadas.
- Solta a Embraiagem: Liberta a embraiagem de forma gradual para reestabelecer a ligação entre o motor e a transmissão.
Embora para muitos esta técnica possa parecer estranha provavelmente já a viu, ou pelo menos terá ouvido. Nunca se questionou porque razão por vezes motos quando estão a abrandar ou parar e subitamente antes ouve um motor a «cantar» mais alto? É provavelmente por isso mesmo, e não pense que é apenas por uma questão de impacto neste caso audível mas sim porque é também bom para a moto.
E entre nós, se poder aliar uma maior segurança na travagem ou redução de marcha, poupar o motor e ainda se fazer notar – até por questões de segurança – além de lhe dar um ar mais técnico, porque não fazê-lo? É só razões positivas, portanto, força, comece a praticar: é bom para a moto e para si.