
A palavra 'cankle' é um termo usado para descrever tornozelos inchados. Embora seja constrangedor, para algumas pessoas, desenvolver tornozelos grossos pode ser mais do que apenas uma preocupação estética. Pode ser um sinal de hábitos de vida menos saudáveis (como uma dieta salgada) ou até mesmo indicar uma situação médico séria, como um problema cardíaco.
O professional de saúde, Jay Cardiello, citado pela SHAPE, apresenta as causas dos tornozelos inchados e o que pode (e não pode) ser feito para se livrar deles.
Leia Também: Oito dicas para fazer uma alimentação saudável
O que causa tornozelos inchados?
1 - Edema
"Edema é um inchaço anormal devido à retenção de líquidos nos tecidos. Às vezes, pode ocorrer por fatores de estilo de vida, como uma dieta rica em sódio ou ficar sentado ou em pé por longos períodos de tempo. Também pode acontecer com lesões, doenças crónicas ou até mesmo certas emergências médicas, como insuficiência cardíaca congestiva e doença renal."
2 - Predisposição genética
"Muitas das pessoas que têm tornozelos inchados são geneticamente predispostas a esse tipo de condição, o que significa que se um dos seus pais tinha tornozelos maiores, pode ter herdado o mesmo. Pode ser causado pela obesidade ou pela ausência estrutural de um músculo da panturrilha bem definido."
3 - Retenção de líquidos
"A retenção de líquidos nos tornozelos pode ser um reflexo da ingestão de sódio ou da incapacidade do corpo de se livrar dele, o que pode ocorrer quando alguém tem uma doença cardíaca. Também pode acontecer ao ficar de pé ou sentado por longos períodos de tempo."
4 - Gravidez
"Líquido extra no corpo durante a gravidez e a pressão do útero em crescimento podem causar inchaço nos tornozelos e nos pés. O inchaço tende a piorar no final da gravidez, especialmente no final do dia ou em dias quentes".
Leia Também: Sabia que o acne hormonal pode aparecer em qualquer idade?
Como reduzir o inchaço nos tornozelos
1 - Apoie os pés ao se sentar e evite cruzar as pernas;
2 - Alongue-se e movimente-se com frequência quando estiver sentado por longos períodos;
3 - Enquanto estiver de pé, mova os pés e os tornozelos regularmente;
4 - Beba bastante água;
5 - Exercite-se regularmente.
Leia Também: Tome nota! Diga 'adeus' ao inchaço abdominal com estes cinco alimentos