
O cancro da mama é responsável por cerca de um em cada três novos diagnósticos de cancro em mulheres todos os anos e é o segundo tipo de cancro mais comum entre as mulheres nos EUA, noticia o Healthline.
Atualmente, não há nenhuma forma comprovada de prevenir o cancro da mama. No entanto, é possível reduzir o risco através de algumas mudanças no estilo de vida.
Atente nestes oito hábitos, revelados por especialista citados pela referida publicação, que ajudam a reduzir o risco de cancro da mama:
1- Mantenha-se fisicamente ativo
Muitos estudos indicam que a atividade física pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama.
Também pode ajudar a manter um peso saudável e fortalecer os músculos e o coração, melhorando a saúde em geral.
Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercício todos os dias. Recomenda-se que os adultos façam 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana.
2- Mantenha um peso saudável
De acordo com o Instituto Nacional do Cancro dos EUA, ter obesidade aumenta o risco e pode piorar os resultados para pessoas que já receberam um diagnóstico de cancro da mama.
Alcançar ou manter um peso moderado é a melhor maneira de reduzir os riscos.
3- Siga uma dieta saudável
Uma dieta nutritiva pode fazer mais do que ajudá-lo a manter um peso saudável, pode também ajudar a reduzir o risco de cancro da mama.
É importante priorizar certos alimentos, que podem ter efeitos protetores e anticancerígenos quando consumidos com moderação. São eles:
- Frutas e vegetais, especialmente bagas e vegetais de folhas verdes escuras (por exemplo, couve, brócolos);
- Grãos integrais;
- Gorduras saudáveis (por exemplo, salmão, azeite, abacates, nozes, sementes);
- Alimentos ricos em fibras.
4- Evite fumar
O risco de cancro da mama aumenta quanto mais tempo e mais cigarros fumar, sugere uma revisão de pesquisa de 2023.
5- Limite o consumo de álcool
A relação entre o álcool e o cancro da mama ainda está a ser estudada, mas é um fator de risco bem conhecido para muitos tipos de cancro.
O risco é maior para pessoas que consomem duas a três bebidas por dia do que para pessoas que não bebem. No entanto, mesmo uma única bebida por dia está associada a um risco maior de cancro da mama.
6- Se possível, amamente
Uma revisão de estudos realizada em 2023 associou a amamentação ao risco reduzido de cancro da mama, possivelmente devido às alterações hormonais, imunológicas e fisiológicas que provoca no corpo.
7- Tome anticoncepcionais e terapia hormonal da menopausa com cautela
Algumas pesquisas associam anticoncepcionais e terapia hormonal da menopausa a um risco aumentado de cancro da mama. Mas o risco depende do medicamento ou terapia que toma, quando o toma, e a duração do tratamento. Fale com o seu médico.
8- Faça exames regulares para deteção do cancro da mama
Seguir as diretrizes de exames regulares é uma das melhores maneiras de ajudar a reduzir o risco de cancro da mama e mortalidade.
As mamografias podem detetar anomalias no tecido mamário precocemente e descobrir o cancro antes que os sinais apareçam.