
A Kawasaki apresentou pela primeira vez ao vivo ao público europeu a HySE – o seu protótipo de moto a hidrogénio, que tinha feito a estreia global em julho passado em Suzuka.
O motor de quatro cilindros em linha de 998 centímetros cúbicos é alimentado só a hidrogénio, sendo uma versão adaptada da Kawasaki H2. Dispõe de depósitos etra para acomodar o hidrogénio, que ocupa mais espaço do que a gasolina.
Este é o resultado do envolvimento do construtor no consórcio global HySE – que junta vários «gigantes» da indústria automotiva a trabalharem no hidrogénio como possível combustível de futuro.
A moto rodou no Bugatti Circuit em Le Mans cerca de 15 minutos antes do arranque das 24 Horas de Le Mans – a ronda inicial do Mundial de Endurance (EWC), no passado sábado dia 19 de abril.
Para já, a introdução de uma Kawasaki a hidrogénio no mercado ainda não está para breve – sendo os planos que isso aconteça apenas na década de 2030.