
Se gosta de doces, mas preocupa-se com a saúde e a linha, as tâmaras podem ser o snack ideal para si. Cheias de benefícios para a saúde, são super doces e podem ser consumidas sem preocupações, apesar de não dever exagerar.
São o fruto da tamareira, com origens no médio oriente, e existem há milhares de anos. São vendidas frescas ou secas ao sol, com ou sem caroço, e há centenas de variedades, desde Medjool a Deglet Noor.
São consideradas um superalimento e "os seus benefícios nutricionais estão relacionados com a saúde dos ossos, a saúde digestiva e a saúde do coração", explica Connie Elick, instrutora de artes culinárias à base de plantas no campus de Los Angeles do Institute of Culinary Education, citada pelo site da apresentadora norte-americana Martha Stewart.
Saúde intestinal
Como todas as frutas, contêm fibra (1,6 gramas por tâmara), "bem como pequenas quantidades de vitaminas e minerais", diz Desiree Nielsen, apresentadora do podcast 'The Allsorts' e autora dos livros de receitas 'Plant Magic' e 'Good for Your Gut'.
As tâmaras ajudam a prisão de ventre, uma vez que a fibra apoia a digestão. "A ingestão adequada de fibras é crucial para a regularidade intestinal, a digestão correta, a gestão do açúcar no sangue, a gestão do peso e a saciedade", afirma a dietista Amanda Holtzer.
Mas o teor de fibra da fruta não é o único responsável por manter o intestino em ordem. "As tâmaras são um excelente alimento para a saúde intestinal, tanto por causa das fibras, mas também porque contêm compostos que ajudam a alimentar a microbiota intestinal, como polifenóis, sorbitol e frutanos", explica Nielsen. Uma microbiota saudável pode ajudar a influenciar a nossa saúde geral.
Saúde do coração
O teor de fibra das tâmaras também ajuda a apoiar a saúde do coração. Holtzer explica que, à medida que a fibra se move através do trato gastrointestinal, uma das coisas a que se liga são as partículas de colesterol LDL. A fibra ajuda a remover estas partículas de colesterol mau através das fezes, o que ajuda a reduzir a quantidade no sangue.
Esta fruta é ainda uma boa fonte de potássio, ajudando a regular a pressão arterial. Além disso é rica em antioxidantes, que ajudam a diminuir a inflamação e a reduzir os danos causados pelos radicais livres.
Saúde dos ossos
As tâmaras também contêm cálcio e fósforo, minerais essenciais para a formação e saúde dos ossos e dentes. "O magnésio desempenha um papel na ativação da vitamina D, necessária para a saúde dos ossos, e promove a absorção de cálcio, contribuindo para a densidade óssea", explica Elick.
Quantidades
"As tâmaras devem ser consumidas como parte de uma dieta equilibrada, variada e com porções controladas", refere Elick, citada pela mesma publicação, explicando que alguns estudos indicam que comer duas a três tâmaras por dia pode contribuir para benefícios para a saúde.
"É um alimento à base de plantas, rico em nutrientes e muito saudável. Mas, quando se trata de tâmaras, 132 calorias, 36 gramas de hidratos de carbono e 32 gramas de açúcar por apenas duas tâmaras é significativo", diz Holtzer.
Por isso, apesar de, para a maioria das pessoas saudáveis, estes números não serem motivo de preocupação, para outros, podem não ser de todo a melhor opção.
"Para uma pessoa com pré-diabetes ou diabetes, as tâmaras podem não ser a melhor opção devido ao elevado teor de hidratos de carbono e açúcar", alerta Holtzer.