Uma das mais impressionantes novidades da Aprilia na EICMA 2024 é a nova Tuono V4. Uma hyper naked potente e agressiva, que também tem uma nova versão Factory.

Motor mais potente

O famoso e bem-sucedido motor V4 de 65º impulsiona estas motos, tendo a cilindrada aumentada para 1.099 centímetros cúbicos. Graças igualmente ao novo sistema de escape, em que o conversor catalítico está numa posição diferente, a potência subiu para 180 cv às 11.800 rotações por minuto, sendo o binário de 121 Nm às 9.600 rpm. O motor cumpre as normas de emissões Euro 5+. A caixa é de seis velocidades.

Design amplamente novo

O design a Tuono foi completamente reformulado, oferecendo mais proteção do fluxo de ar para além de ter duas superfícies de asas sobrepostas que aumentam a carga vertical. O seu desenho aproveitou a experiência da Aprilia no MotoGP, sendo desenvolvidas em túnel de vento. Os painéis laterais são igualmente novos, estando melhor integrados com o novo design da secção traseira. As luzes na parte de trás estão integradas no suporte de chapa de matrícula.

Ao nível de cores, a Tuono V4 surge em cinzento Shark Gray e em amarelo Scorpion Yellow. Já a V4 Factory está disponível na versão única Dark Kraken.

Suspensões diferentes na Tuono V4 e Tuono V4 Factory

Em termos de ciclística, o quadro é de dupla trave em alumínio, sendo pintado pela primeira vez num preto mate. A Tuono V4 tem suspensões Sachs totalmente ajustáveis (forquilha invertida e amortecedor traseiro). A Tuono V4 Factory tem forquilha Öhlins NIX Smart EC 2.0 com gestão eletrónica, tal como o amortecedor Öhlins TTX Smart EC 2.0 atrás. O sistema de travagem, que inclui ABS, é idêntico em ambas as versões: dois discos e pinças radiais Brembo M50 monobloco de quatro êmbolos à frente; e disco e pinça de dois êmbolos na roda traseira. As jantes medem, ambas, 17 polegadas.

Novos sistemas de controlo

Tal como outras V4 da Aprilia, as Tuono receberam uma nova geração de controlos, com diversos pacotes eletrónicos que combinam de forma ideal o desempenho e a segurança. A plataforma inercial de seis eixos, tal como o acelerador eletrónico ride-by-wire e os três modos de condução fazem parte do equipamento de série. O mesmo acontece com os controlos proporcionados pelo sistema Aprilia Performance Ride Control.

Essas ajudas incluem controlo de tração Aprilia Traction Control ajustável em oito níveis, Aprilia Slide Control, o novo sistema anti-cavalinho Aprilia Wheelie Control ajustável em três níveis com funções preditivas, três mapeamentos de motor possíveis no Aprilia Engine Map, travão motor Aprilia Engine Brake e quick shift. O painel de instrumentos é TFT de cinco polegadas a cor, com novos gráficos.

Aprilia Tuono V4 Factory, ainda mais emocionante

Para além das cores e das suspensões eletrónicas Öhlins já mencionadas, a versão Factory da nova Tuono V4 tem mais características distintivas. O assento só para condutor substitui o assento para passageiro.

São incluídos no equipamento de série os pacotes Track Pack e Comfort Pack, tal como elevadores do guiador, peças em fibra de carbono, sensores de pressão dos pneus e escape em carbono da SC Project.

O Track Pack engloba painel de instrumentos dedicado ao uso em pista, controlo de arranque Aprilia Launch Control, limitador de velocidade nas boxes Aprilia Pit Limiter e o novo controlo de deslize Aprilia Slide Control, além do módulo de GPS que permite detetar automaticamente tempos por volta em pista. Já o Comfort Pack dota a moto de luzes de curva e de controlo de velocidade de cruzeiro Aprilia Cruise Control.