
Os municípios de Alvaiázere e Ansião, no distrito de Leiria, promovem em junho um festival de desportos ao ar livre, que quer afirmar o território de Sicó como destino de excelência para estas atividades.
"Com um programa diversificado, o festival terá lugar nas duas principais portas de entrada do Sicó Outdoor Center - no Parque Verde do Nabão (Ansião) e junto ao Parque de Campismo de Alvaiázere - e convida os participantes a viverem dois dias de descoberta, convívio e ligação com a natureza", segundo uma nota de imprensa.
A mesma nota adiantou que as atividades no dia 21 decorrem em Ansião e no dia seguinte em Alvaiázere.
O Sicó Outdoor Festival vai ter atividades guiadas e auto guiadas para todos os níveis e idades, incluindo caminhadas, trail running, ciclismo BTT/gravel e ciclismo de estrada, assim como demonstrações de skate, BMX e parapente.
As inscrições têm um valor de três euros por dia ou cinco euros pelos dois dias e podem ser feitas em https://sico-outdoor.pt e, no final das atividades de cada dia, os participantes são recebidos numa zona de convívio, onde estão asseguradas refeição e animação.
O festival "pretende também reforçar a atratividade da região enquanto destino turístico desportivo e sustentável, valorizando a paisagem, os recursos naturais, a cultura e a economia local".
À agência Lusa, o presidente da Câmara de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, disse que o festival "marca a ativação do 'Sicó Outdoor Center'".
O projeto "Sicó Outdoor Center", para potenciar os desportos ao ar livre e fazer com que os visitantes fiquem mais dias nos dois concelhos, foi apresentado há um ano.
A iniciativa, num investimento superior a 800 mil euros, surgiu na sequência da "tragédia dos incêndios de 2022", afirmou então João Paulo Guerreiro.
A união de esforços entre Alvaiázere e Ansião originou uma candidatura ao Turismo de Portugal, que financiou em 90 por cento o projeto, visando "criar numa zona comum entre os dois municípios, num território comum com características idênticas, um centro de desportos 'outdoor'", explicou o autarca.
Entre outras ações previstas, estava a "melhoria significativa" nos circuitos de caminhada, incluindo os Caminhos da Fé, trail e ciclismo, com "mais qualidade e mais segurança, além de uma componente tecnológica e outra promocional.
João Paulo Guerreiro declarou hoje que o investimento está praticamente todo concluído ao nível de infraestruturas, faltando essencialmente a parte relativa à promoção e divulgação.
Já o presidente da Câmara de Ansião, António José Domingues, salientou a importância deste festival para "chamar a atenção para este território", com enfoque na sua natureza e paisagem, e num contexto que visa a sua valorização.
António José Domingues disse ainda estar prevista a execução de todos os trabalhos até à data do evento, que tem o apoio do Turismo de Portugal.
Leia Também: Os conselhos de um PT para perder mais calorias durante uma caminhada