Audun Grønvold,referência no esqui de fundo norueguês, perdeu a vida na madrugada desta terça-feira, 15 de julho, após ter sido atingido por um raio, informou a Federação Norueguesa de Esqui.

O atleta de 49 anos - que venceu uma medalha de bronze em esqui de fundo nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver - ainda foi transportado para o hospital, mas não resistiu. “O esqui norueguês perdeu uma figura notável que significou muito para as comunidades de esqui alpino e freestyle, disse a presidente da federação, Tove Moe Dyrhaug.

“Audun teve uma carreira brilhante tanto no esqui alpino como no esqui de fundo, antes de se tornar treinador da selecção nacional de esqui de fundo. A Associação Norueguesa de Esqui também recorda os seus esforços no snowboard. Haverá um grande vazio após a partida de Audun.”

Numa publicação no Facebook, a mulher de Audun, Kristin Tandberg Haugsjå, lamentou a perda do seu "grande amor e melhor amigo de há 20 anos", segundo a NRK, citada pelo New York Times. "O que começou com umas férias de verão maravilhosas" terminou em tragédia: foi "atingido por um raio enquanto estávamos na nossa cabana". Deixa três filhos.