Raquel Mendes, de 45 anos, participante da 5º edição de Casados à Primeira Vista, aceitou encontrar-se com a sua TV7 Dias, no grande Porto, para recordar a sua passagem pelo programa de sucesso da SIC. Numa conversa intimista, a coordenadora de eventos abordou diversos e polémicos temas que a têm a acompanhado desde o dia que decidiu embarcar nesta aventura.

Leia ainda: Casados à Primeira Vista- A reação das filhas de João Ricardo à chegada de Raquel à família: “Temia até...”

A nortenha, que deu o nó com Hugo Oliveira – match escolhido pelos especialistas, acabou por encontrar o amor ao lado do também candidato João Ricardo. Depois de várias semanas, ou até mesmo meses, de rumores da existência de um possível romance entre os dois, foi após o término das gravações, que Raquel e João Ricardo se foram mostrando cada vez mais próximos, inclusive através das redes sociais. Apesar das especulações, hoje, o casal nega qualquer traição aos seus parceiros:  Marta Sá e Hugo.

O João Ricardo viveu a experiência connosco durante três semanas, ou seja, o João Ricardo casou dia 7 de fevereiro, e terminou dia 25 de março, eu casei dia 2 de maço e terminei dia 9 de maio, portanto, durante mais ou menos essas três semanas vivemos juntos na experiência“, começa por contar Raquel Mendes. “Eu tive algum contacto obviamente, muitas vezes jantávamos juntos depois de virmos das gravações. Encontrávamo-nos em corredores e, lá está, havia o tal grupo de whatsapp e sabíamos o que se estava a passar [no relacionamento de João Ricardo e Marta Sá]“, explica. “Sempre dissemos que eu, a Isa, a Rute e o João Ricardo, formámos ali um quarteto que o apoiava muito a ele, então depois de sair havia sempre uma mensagem  ‘Estás bem?’, ‘Como é que estás? As meninas?“, indica, continuando: “Mesmo depois de acabar a experiência, estivemos todos juntos. Só depois de acabar a experiência é que começámos a falar mais. A verdade é que é muito mais fácil nós falarmos entre nós, que vivemos a experiência, do que com os nossos amigos e familiares, que, por mais que vejam ou estejam a par, não viveram aquilo. Por exemplo, com a Rute, eu tinha aquela necessidade de falar várias vezes ao dia, era como se eu precisasse de continuar a falar com ela todos os dias“.

“Ninguém traiu ninguém”

E foi isso, uma pessoa passa de uma mensagem, para duas, para três… Entretanto, 15 dias depois, a Isa faz anos, e se calhar foi a partir daí, dos tais vídeos que fizemos no aniversário da Isa, que criámos a nossa bolha numa mesa cheia de pessoas e começamos a falar, a falar, a falar, e que realmente nem demos conta… Só agora olhando para trás, é que nós nos apercebemos“, conclui.

A verdade é que depois deste momento, o casal percebeu que se estava a apaixonar, as emoções foram mais fortes e decidiram seguir os corações de ambos e viver este romance. E, na última cerimónia, o derradeiro reencontro entre os candidatos, não podia passar em branco e a grande surpresa da noite estava guardada para o fim com o casamento de Raquel e João Ricardo.

Face às criticas de que foram alvo, posteriormente, incluindo de antigos candidatos e colegas, como Isa Moreira, Raquel é clara: “As pessoas têm que perceber que nós não casámos mesmo, não foi um casamento registado, não aconteceu. Portanto, eu sempre fui solteira e continuo solteira. Depois têm que perceber que isto aconteceu após as gravações, portanto nunca ninguém traiu ninguém.

“Se quiséssemos fazer uma festinha na rua, não podíamos”

A coordenadora de eventos não nega que, juntamente com o namorado, queria assumir o relacionamento, ainda que recente. “Aquilo que nós queríamos era assumir que estamos juntos. Eu perguntava à produção: ‘Posso pôr uma fotografia no meu Instagram?’ e não podia. Fui passar o fim de semana com eles [João Ricardo e filhas], eles vêm passar o fim de semana comigo e as pessoas abordam-nos: ‘Ai vocês…’, ‘Não, somos só amigos’…“, conta, com alguma ironia. Ou seja, se quiséssemos fazer uma festinha na rua, não podíamos“, acrescenta ainda, revelando que tal situação se devia ao contrato que tinham assinado com a produção de Casados à Primeira Vista, que os impedia de assumir o namoro publicamente, visto que a nortenha ainda estava em experiência, na televisão.
E por respeito à produção e ao programa, nós ligámos e dissemos: ‘Está a acontecer isto e eu acho que nós queremos ficar juntos. Podemos assumir na gala? Não fazia sentido continuarmos escondidos… Nós vínhamos com o propósito de encontrar alguma coisa leve e alguma coisa bonita para encontramos. Olha, é ele sou eu. Pronto“, explica, adiantando que o casamento já terá sido uma ideia da produção: “Era só isso. Ninguém queria casar, ninguém queria esfregar nada na cara de ninguém. Queríamos assumir que estávamos juntos e viver a nossa vidinha sossegada. E quando nos sugerem, ‘porque não terminar com o casamento que vocês escolheram?’ pareceu-nos bem“.

Veja também: Casados à Primeira Vista: Casamento de Raquel e João Ricardo foi vingança? “Para melindrar pessoas..”-Exclusivo

Texto: Ana Rocio Fotos: Reprodução SIC e João Manuel Ribeiro