
Pedro Bianchi Prata, piloto português de referência no motociclismo nacional, recorreu neste domingo, 20 de julho, às suas redes sociais para deixar um apelo comovente à sua comunidade de fãs e seguidores. Através de uma partilha, deu a saber que um amigo próximo, também ligado à mesma modalidade, sofreu um grave acidente e necessita de ajuda.
"O meu amigo Rui precisa de nós", começou por escrever. "O Rui Cebola é piloto de todo-o-terreno, é meu amigo, e é um verdadeiro lutador. Sofreu um acidente grave e ficou paraplégico. Desde esse dia, a vida mudou — mas o Rui não baixou os braços. Treina todos os dias, dá tudo no ginásio e continua a lutar com coragem, resiliência e uma força impressionante", explicou.
Recordando o momento do aparatoso acidente, Pedro Bianchi Prata deu a saber que tudo aconteceu na Baja TT Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, na região do Alentejo. Esta foi, segundo o que deu a saber o piloto, a "última corrida" em que os dois amigos estiveram juntos.
Este foi mote para o pedido de ajuda. Acontece que o colega do companheiro de Maria Botelho Moniz, devido à sua incapacitação, necessita "de adaptar a sua casa" de forma a "poder ter mais conforto, autonomia e mobilidade no dia a dia". Nesse sentido, o piloto pediu para que todos o ajudassem através da plataforma GoFundMe.
"Qualquer valor faz a diferença. E mesmo que não possas contribuir, partilhar já ajuda imenso", escreveu, proliferando o link de ajuda a Rui Cebola não só no feed da sua conta de Instagram como também nas stories. "Vamos dar gás por ti, Rui — agora somos nós que aceleramos do teu lado", escreveu por fim.