A poucos dias do seu aniversário - celebra 80 primaveras no próximo dia 31 -, Sérgio Godinho está a ser homenageado na Feira do Livro do Porto, que decorre até 7 de setembro nos Jardins do Palácio de Cristal.

Tendo recebido a Medalha de Honra da Cidade e uma tília com o seu nome, Sérgio Godinho verá também em destaque um livro que inspirou: “Sérgio Godinho por Rita Carmo”, composto por retratos que lhe foram tirados por Rita Carmo, fotojornalista há muito ligada à BLITZ.

O livro será apresentado no dia 30 de setembro, na Biblioteca Almeida Garrett, pelas 15h00. No mesmo dia, Francisco José Viegas e José Carlos Barros estarão presentes, também, para apresentarem a última obra de ficção de Sérgio Godinho, “Como se não houvesse amanhã”.

O livro de retratos de Sérgio Godinho, de Rita Carmo
O livro de retratos de Sérgio Godinho, de Rita Carmo Expresso

Das numerosas atividades dedicadas a Sérgio Godinho, conta-se ainda “O Meu Sérgio”, exposição e livro do ilustrador Tiago Manuel, com a participação de vários autores de banda desenhada, e o concerto com Manuela Azevedo, a 7 de setembro, integrado na digressão Sérgio & Os Assessores - Liberdade25 - é a 7 de setembro, junto ao Pavilhão Rosa Mota.

Depois deste concerto, Sérgio Godinho atua no Festival Manta, em Guimarães, a 12 de setembro; no Tivoli, em Lisboa, como convidado de Fábia Rebordão, a 16; no Entre Quem Lê, evento literário de Vila Real, a 19; no Teatro Stephens, na Marinha Grande, a 27, e na Feira da Luz, em Lisboa, a 28.