Morreu Rick Buckler, baterista da banda The Jam, seminal nas cenas pós-punk e ‘mod revival’ britânicas no final dos anos 70 e início da década de 80.

Os seus ex-companheiros de banda Paul Weller e Bruce Foxton confirmaram o falecimento do músico, aos 69 anos, vítima de doença não especificada.

“Estou chocado e triste com o falecimento de Rick. Lembro-me dos três a ensairem no me quarto em Stanley Road, Woking. De todos os pubs e clubes em que tocamos, até gravarmos um disco. Que viagem! Fomos muito além de nossos sonhos e o que fizemos resistiu ao teste do tempo”, escreveu Paul Weller, vocalista e guitarrista dos Jam.

“O Rick era um bom tipo e um ótimo baterista, cujos padrões de bateria inovadores ajudaram a moldar nossas músicas. Estou feliz por termos tido a oportunidade de trabalhar juntos. Os meus pensamentos estão com a Leslie [viúva] e família neste momento tão difícil”, publicou o baixista Bruce Foxton, com quem Buckler formou uma elogiadíssima secção rítmica.

Nascido em 1955, Buckler foi o baterista dos Jam desde a formação da banda, em 1972, até ao epílogo do grupo, dez anos depois. Com o grupo, participou em álbuns como “In the City” (1977), “All Mod Cons” (1978), “Setting Sons” (1979) e “Sound Affects” (1980), e êxitos como ‘Going Underground’, ‘Strange Town’, ‘That’s Entertainment!' e ‘Town Called Malice’.