A SIC Notícias termina o mês de janeiro com um crescimento de 3,4% no número médio de telespectadores, face a dezembro de 2024, e quer continuar a crescer e a aproximar-se cada vez mais dos telespectadores. Bernardo Ferrão, diretor de informação, diz que o canal vai ter “mais dinâmica informativa, mais espaços de economia, mais desporto e mais debate político”.
Entre no universo da SIC Notícias e descubra o que vai passar a ver de diferente no primeiro canal de informação do cabo. As novidades não vão ficar por aqui. Há mais para revelar e não vai demorar muito tempo. Para já, começamos com uma dupla de pivôs que protagoniza um reencontro, mais de vinte anos depois.
O reencontro
Os jornalistas João Carlos Moleira e Marta Atalaya fazem parte da equipa que fundou a SIC Notícias a 8 de janeiro de 2001. Nos primeiros tempos do canal de informação da SIC começaram por fazer dupla nos noticiários, no horário da manhã, e assim se mantiveram durante vários anos.
João Moleira continuou até há bem pouco tempo a dar as primeiras notícias do dia, enquanto Marta Atalaya passou a assegurar o meio da manhã. Mais de 20 anos depois, os dois pivôs voltam a partilhar o estúdio e mostram-se entusiasmados com o novo desafio.
“Espero que seja tão bom como foi há mais de 20 anos. Sei que é difícil trabalhar em dupla, porque tem que se desenvolver uma cumplicidade, mas conheço a Marta há 27 anos e nós temos isso. Espero que se reflita no produto final. Tranquilizo-me porque sei quem tenho ao meu lado, uma excelente profissional, diz João Moleira.
Para Marta Atalaya, “voltar à antena com o João (de quem diz ser amiga) é um regresso ao passado com os olhos no futuro.” A jornalista espera alguns momentos de descontração, sem nunca descurar o rigor, o profissionalismo e a isenção de há quase 25 anos”.
Sobre o espaço SIC Notícias Manhã, explica que a aposta é numa “edição dinâmica, com muitos diretos, que pretende aperfeiçoar a proximidade com o telespectador”.
Nos primeiros tempos, João Moleira acredita que vai continuar a acordar de madrugada, porque “o relógio biológico está formatado (há muitos anos) para acordar às três da manhã”, mas quando se habituar ao novo horário vai passar a poder dormir mais umas horas.
João Moleira e Marta Atalaya formam a dupla do espaço noticioso das 10:00 às 13:00, que promete experiência e sintonia no ecrã da SIC Notícias.
Miguel Ribeiro agora às 13:00
O senhor que se segue é Miguel Ribeiro, a cara do Jornal SIC Notícias, uma alternativa aos jornais da hora do almoço das televisões generalistas.
Ao fim de 15 anos na edição da tarde, Miguel Ribeiro tem um horário novo, mas está otimista e diz que vai ser “interessante” enfrentar as televisões generalistas. O jornalista e pivô da SIC Notícias garante “o entusiasmo de sempre, um olhar crítico sobre o que está a acontecer, para explicar e fazer as perguntas certas, e espera ser a companhia de muita gente”.
Das 13:00 às 15:00, de segunda a sexta-feira, sobem à antena outros pivôs, com conteúdos de Desporto e Economia, e há ainda espaço para uma curta entrevista. Análises aos temas mais pertinentes da atualidade também não vão faltar.
“É uma alternativa, com espaços dedicados ao Desporto, Economia e análise diária, onde tem destaque o explicador do coronel Mendes Dias sobre os conflitos mundiais”, explica Miguel Ribeiro.
Novo espaço de Economia
A informação mais relevante da Economia nacional e internacional ganha espaço na SIC Notícias. Com duas edições diárias, às 14:00 e às 18:00, Economia Expresso é o novo programa sobre empresas, impostos, energia, finanças pessoais, bolsa, administração pública, imobiliário, entre outros temas económicos.
Bernardo Ferrão explica que se trata de “um trabalho conjunto com o Expresso para fomentar a ligação entre as duas marcas”. Três jornalistas (dois da redação do Expresso) vão apresentar e coordenar este espaço da SIC Notícias.
Para o diretor de informação da SIC, “além de uma aposta na manhã vai haver um reforço do fim da tarde, o novo prime time". O debate político televisivo começa, por isso, mais cedo e vai passar a ter blocos fixos para que os telespectadores se habituem aos horários dos seus comentadores preferidos. Num ano fortemente político, com eleições autárquicas e com as presidenciais ao rubro, é fundamental puxar pela análise e o debate.
Linhas Vermelhas tem novo horário
No Linhas Vermelhas, Catarina Martins, Cecília Meireles, Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves vão continuar a debater ideias sobre os temas da atualidade nacionais e internacionais, agora num novo horário: às segundas e quartas-feiras, às 18:30.
Além da Economia e do debate político, Bernardo Ferrão acrescenta: “queremos mais desporto, com mais diretos, análise e debate”.
Nos restantes horários, Cláudio França e Mónica Martins continuam a arrancar com a manhã informativa da SIC Notícias, Rita Neves e Sara Taínha asseguram uma parte da tarde e, às 19:00, Teresa Dimas toma conta da antena.
A noite está entregue a Ana Patrícia Carvalho, das 20:00 às 22:00, e a Nelma Serpa Pinto, a partir das 22:00. Um horário que, à terça-feira, vai contar com a presença de Nuno Rogeiro, que convida algumas das figuras de maior relevância nacional. Guilherme Simões é o novo rosto do jornal da meia-noite, também assegurado pelo jornalista Diogo Martins. Um horário que vai contar com novos conteúdos.
Três anos de guerra na Ucrânia
A atualidade internacional é outra das apostas. A SIC e a SIC Notícias assinalam três anos de guerra na Ucrânia, acompanhando o impacto do conflito.
A cobertura incluirá perspetivas sobre a evolução da guerra, com reportagens, comentários e análises, tanto na televisão como nos formatos digitais e podcasts.
sicnoticias.pt: uma referência na internet
Também na internet, a SIC Notícias está a crescer e assim quer continuar. Novidades não vão faltar durante os próximos meses. O site da SIC Notícias, renovado no final de 2023, é cada vez mais uma referência no digital, com mais de 10 milhões de visitas e mais de 17 milhões de pageviews no último mês.
Um mundo de conteúdos para Ver, Ouvir e Descobrir, com um acompanhamento ao minuto das notícias de última hora, com explicadores e exclusivos sobre os temas mais importantes da atualidade, o site é também uma montra do que de melhor passa na antena da SIC Notícias. Investigações e reportagens, bem como os programas e as rubricas estão também no site em vídeo e áudio.
Com uma app que permite ao utilizador ter informação onde, quando e como quiser, a SIC Notícias segue as tendências e aposta cada vez mais no vídeo vertical, em webstories e em jornais de 10, 15 e 20 minutos.
Para quem anda sempre a correr durante a semana, a newsletter “Nunca mais é sábado”, reúne conteúdos que não deve perder.Já subscreveu?
Novos podcasts
A SIC Notícias, o canal com o maior catálogo de podcasts e com mais ouvintes a nível nacional, vai continuar a apostar em conteúdos áudio.
Depois da Geração 70, com Bernardo Ferrão, da Geração 80, com Francisco Pedro Balsemão, e da Geração 90, com Júlia Palha, chega já este mês a Geração 60, com a jornalista Conceição Lino.