Tudo começou com um jantar de aniversário, numa mesa com amigos e uma fogueira. Hoje, o Chefs on Fire corre o país (e não só) e prepara-se para uma nova paragem. O festival que junta comida e música ao ar livre vai rumar pela primeira vez ao Algarve, entre os dias 20 e 22 de junho, na Marina de Vilamoura.

Ainda não foram divulgados os músicos e bandas que vão estar presentes, mas o Chefs on Fire já confirmou alguns nomes sonantes da cozinha no Algarve, como José Lopes (do Bonbon) e Louis Anjos (Al Sud), ambos com estrela Michelin, e Noélia Jerónimo, que dá nome a um restaurante em Cabanas de Tavira. No total, serão 12 chefs nacionais que vão acender e comandar uma fogueira de 90m² no centro do festival.

O evento promete prestar uma "homenagem à cozinha do Algarve", "respeitando a origem dos ingredientes e as tradições gastronómicas da região", com uma "gastronomia de excelência, música e um ambiente descontraído à beira-mar".

"O Algarve destaca-se pela sua gastronomia de referência e pela frescura do peixe, trazendo à mesa o verdadeiro sabor do Atlântico. Por isso, sempre tivemos o desejo de levar o Chefs On Fire até ao Algarve. Vilamoura é o sítio perfeito para a nossa estreia no sul do país, com as suas praias deslumbrantes, uma marina premiada e um modo de vida vibrante", afirma Gonçalo Castel-Branco, responsável pelo Chefs on Fire.

Bilhetes à venda

O bilhete para o festival custa 60 euros e já está à venda. Cada um inclui a possibilidade de provar quatro doses (carne, peixe, vegetariano e sobremesa, todas com 180 gramas) bem como o acesso aos concertos.

Criado em 2018, o evento tem crescido para além fronteiras e vai regressar a Madrid em outubro para uma segunda edição. Antes, em setembro, o Chefs on Fire passará pela sétima vez em Cascais, onde tudo começou.