O sistema elétrico nacional alcançou no último domingo um novo recorde, com a produção eólica a atingir os 110,4 gigawatts hora (GWh), batendo o anterior máximo, de 108 GWh, que tinha sido registado em 17 de outubro de 2023.

Segundo informou esta terça-feira a REN - Redes Energéticas Nacionais em comunicado, a energia eólica no domingo assegurou 86% do consumo nacional de eletricidade (em termos acumulados, desde o início do ano a eólica tem um peso de 27%).

Mas este não foi o único recorde. De acordo com a REN, domingo teve a maior utilização de sempre da bombagem hidroelétrica em Portugal, com 41,7 GWh, mais 24% do que o anterior recorde, de 33,7 GWh, que datava de 1 de maio deste ano.

Com a elevada produção renovável no domingo (e um consumo menor que durante a semana), o preço grossista da eletricidade no mercado ibérico caiu para apenas 10,7 euros por megawatt hora (MWh), face aos 78 euros da véspera. Foi o preço diário mais baixo dos últimos cinco meses.

Contudo, a diminuição do recurso eólico na segunda-feira e esta terça-feira levou o sistema elétrico na Península Ibérica a voltar a recorrer mais às centrais a gás natural, elevando novamente os preços. Esta terça-feira o preço diário disparou para 143 euros por MWh, o registo mais alto em mais de um ano e meio.