
A Standard Gestão de Activos, que actua no mercado angolano, avança que, hoje, conta com uma carteira de 628 participantes e cerca de 34,5 mil milhões de Kwanzas sob gestão.
À data de 30 de Junho de 2025, o Fundo de Investimento Standard Rendimento apresentava uma rentabilidade líquida anualizada de 29,49%, ao passo que o ‘Standard Obrigações’ e o ‘Standard Tesouraria’ apresentam, respectivamente, uma rentabilidade líquida anualizada de 21,25% e 11,28%.
A SGA garante ser actualmente a segunda maior Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Colectivo (SGOIC) no segmento dos FIM – Fundos de Investimento Mobiliário, com uma quota de mercado de 21,24%, gerindo o maior FIM do país – o Standard Obrigações –, com um valor líquido global superior a 19,62 mil milhões de Kwanzas.
Entretanto, durante o primeiro semestre de 2025, a Standard Gestão de Activos explica que registou 101,38 mil milhões de Kwanzas negociados nos mercados BODIVA, representando 4,55% de quota de mercado.
Lançamento do fundo aberto misto
A Standard Gestão de Activos anunciou esta semana o lançamento do Standard Valor, o primeiro fundo aberto misto, que visa proporcionar aos participantes o acesso a uma carteira diversificada de instrumentos financeiros.
Segundo CEO da SGA, António Catana, as principais vantagens do Standard Valor passam pelo acesso ao mercado de acções e de obrigações através de uma gestão profissional e especializada, segura e transparente, com pleno domínio do mercado de capitais
“Os investidores terão acesso às melhores oportunidades de mercado, apenas aproveitadas pelos players, através de uma monitorização permanente do mercado e uma gestão activa da carteira”, disse.
Destacou ainda ainda a possibilidade de aumentar a rentabilidade da carteira com risco equilibrado e potenciar a realização de mais-valias, de diversificar a carteira, com custos reduzidos, e de transferir automaticamente as unidades de participação do fundo Standard Obrigações para o Standard Valor.
O fundo pretende equilibrar o risco e o retorno através de uma gestão activa e alocação estratégica de recursos em diferentes classes de activos, adaptando-se às condições do mercado para optimizar o desempenho da carteira.
“Os interessados podem manifestar interesse até ao próximo dia 20 de Julho, sendo que o fundo arranca oficialmente no dia 21, estando permanentemente aberto para novas subscrições, reforços e resgates. Com o Standard Valor, os investidores (particulares, empresas e institucionais) podem ter acesso às melhores oportunidades do mercado de acções e de obrigações, sem necessidade de abertura de conta de custódia, bastando uma conta bancária domiciliada em qualquer banco”, lê-se na nota.
O montante mínimo de subscrição é de 100 mil Kwanzas, correspondente a duas unidades de participação. Sendo um fundo aberto, o investidor poderá aumentar a sua posição com incrementos pontuais, iguais ou superiores a Kz 100 mil Kwanzas.