
Nos dias 14 e 15 de maio, a fábrica e cave da Ginja Mariquinhas transforma-se no centro das atenções da mixologia portuguesa para o Mariquinhas Cocktail Challenge, uma competição que promete reinventar a forma como se olha — e se saboreia — a clássica ginja nacional.
Das centenas de bartenders candidatos, apenas oito finalistas chegaram à etapa decisiva (Diogo Fonseca, Fabiana Schunck, Flávio Palheira, Gonçalo Coelho, Inês Canadas, Nuno Curro, Samuel Babo e Telmo Santos) para mostrar o seu talento e que a Ginja Mariquinhas pode ser muito mais do que um simples licor servido num copo pequeno.
O desafio é criar cocktails originais, arrojados e com identidade, tendo a Mariquinhas como base e 2500 euros de prémios como aliciante.
O objetivo da iniciativa é mostrar que a ginja tem o seu espaço garantido no mundo dos cocktails modernos: “O que está em causa vai muito além de um prémio: é a afirmação da ginja como um ingrediente cheio de potencial, pronto para conquistar novos paladares e surpreender quem ainda a vê apenas como um clássico de fim de refeição”, apontam os autores da iniciativa.